(28/06/2015) – Representantes dos governos do Brasil e da Argentina assinaram na última quinta-feira a prorrogação do acordo automotivo que estabelece normas para a comercialização de produtos do setor automotivo entre os dois países sem a cobrança de Imposto de Importação. A assinatura do acordo ocorreu durante reunião na Aladi – Associação Latino-Americana de Integração, em Montevidéu, no Uruguai.
A prorrogação do acordo será por um ano, a partir de 1º de julho de 2015. Não houve alteração das regras. O sistema conhecido como “flex” continua em vigor. Para cada dólar que a Argentina exporta ao Brasil em autopeças e veículos, sem incidência de impostos, pode importar 1,5 dólar em produtos brasileiros. A decisão de manter as atuais regras foi tomada em comum acordo entre as partes e, no período de prorrogação, serão realizadas negociações em bases mais amplas.
O protocolo adicional assinado por representantes dos dois governos entrará em vigor assim que forem cumpridas as formalidades jurídicas necessárias em cada país para a sua aplicação. Segundo o MDIC – Ministério de Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, “a prorrogação é importante para aprofundar a integração produtiva e preservar a corrente de comércio bilateral”.