(08/02/2015) – O mercado de máquinas-ferramenta com equipamentos de baixo consumo de energia tem mostrado crescimento constante, segundo a fabricante de ferramentas de corte Sumitomo. Isso porque, acrescenta a empresa, redução de custos de usinagem e consolidação de processos são necessários em todos os campos. “Adicionalmente, a exigência de produtos acabados de alta performance, precisão dimensional e a qualidade de usinagem se tornaram mais rígidas, de modo que os requisitos de melhor rugosidade de superfície e precisão de superfície de 90° para ferramentas de usinagem também aumentaram”.
Para atender a essas necessidades, a Sumitomo expandiu a linha de fresas SEC-WaveMill WFX, para usinagem de cantos a 90°, com a introdução do modelo WFX08000 para aplicação em pequenas profundidades de corte, de até 6 mm. A nova série é composta de fresas com diâmetros pequenos e maior número de facas para usinagem de alta eficiência de contornos. “Além disso, com insertos menores, o custo ficou menor”, destaca comunicado da empresa, acrescentando que a nova linha vem complementar a WFX12000, lançada em 2011.
Principais características da WFX08000:
Aresta de corte otimizada para corte de alta precisão – Para que a superfície de usinagem da parede esteja quase perpendicular à superfície de usinagem inferior, a forma da aresta de corte do inserto intercambiável foi otimizada, o que também contribui para a melhor precisão dimensional e a rugosidade. Além disso, a melhoria da precisão dimensional do inserto intercambiável e do corpo da fresa permite que o batimento axial frontal se mantenha estável a 0,03 mm ou menos. A alta qualidade dimensional obtida excedeu a precisão de insertos convencionais classe M.
Alta usabilidade e custo compatível – Facilidade de fixação dos insertos através do uso de parafusos. Além disso, com a combinação de um inserto e um corpo projetados para alta precisão, boa precisão da superfície de 90° e rugosidade superficial podem ser obtidas simplesmente apertando o parafuso. As quatro arestas de corte permitem redução do custo de usinagem.
Estabilidade e vida útil longa da ferramenta – Um super-revestimento PVD de várias camadas é empregado para o inserto intercambiável. A longa vida útil da ferramenta é obtida em termos de resistência ao desgaste, resistência à quebra e baixa reação com materiais de trabalho. Uma ampla variedade de materiais de trabalho pode ser usinada, de aço a aço inoxidável e de ferro fundido a alumínio.