(01/06/2014) – Segundo a Sandvik Coromant, cerca de 70% das máquinas novas são vendidas não-ferramentadas pelos fabricantes ou distribuidores de máquinas-ferramenta. E esse é um fator que pode facilmente prejudicar o tempo de transição entre a entrega da máquina e a produção total.
Para atender a essa demanda, a Sandvik Coromant criou mais um serviço aos clientes, elaborando vários kits iniciais de ferramentas para colocar novas máquinas em funcionamento imediatamente. “Adquirir um kit inicial de ferramentas ao comprar uma máquina permite que os clientes comecem a obter lucro de imediato e consequentemente reduzam o tempo de retorno sobre o investimento”, avalia a empresa.
No total, estão disponíveis 66 kits iniciais de ferramentas para os modelos mais comuns de centros de torneamento, centros de usinagem e máquinas com cabeçote móvel. Nesses kits há uma seleção de ferramentas típicas necessárias para começar a usinar (os produtos são fornecidos em suas embalagens originais). Os kits incluem ferramentas para usinagem de aços, ferros fundidos, alumínio e moldes e matrizes.
A empresa criou, inclusive, uma página com orientações sobre como escolher o kit certo (www.sandvik.coromant.com/startuptoolkits). Lá também há links para o serviço de MI (Machine Investment – suporte da Sandvik Coromant ao Investimento em Máquinas) e para acessar dicas úteis que ajudam a otimizar o set-up. Há ainda uma brochura disponível para download que descreve os kits de ferramentas em detalhes.
Com base no tipo e interface da máquina, os kits de ferramentas são fáceis de especificar com apenas um único código para pedido. Além disso, as ferramentas são entregues todas juntas em um kit prático dentro de uma maleta plástica.