São Paulo, 28 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

26/04/2014

Makino a81nx, novo padrão em centros de grande porte


(27/04/2014) – Mais recente novidade da Makino em centros de usinagem horizontais de grande porte, o a81nx foi apresentado no início de abril nos EUA. De acordo com a fabricante, “à semelhança de outros centros horizontais da Série nx (a51nx e a61nx), o a81nx amplia os recursos do seu antecessor série 1 com aumento da capacidade de usinagem, maior rigidez e estabilidade, melhoria da produtividade e maior confiabilidade”.

“O a81nx se baseia no sucesso da plataforma a81 original e estabelece um novo padrão para o desempenho de usinagem de grande porte”, diz Dave Ward, gerente de linha de produtos horizontais da Makino. “Fizemos melhorias na base e colunas fundidas da máquina, expansões no magazine de ferramentas e cursos do eixo Y, evoluímos o spindle para uma aceleração mais rápida e redução dos tempos de desaceleração, além de uma série de recursos e avanços adicionais para garantir maior ergonomia, manutenção e disponibilidade da máquina”, explica.

O a81nx apresenta uma extensão de 100 mm de coluna do eixo Y, permitindo o curso dos eixos X, Y de 900 mm e de 1020 no eixo Z. O aumento do curso do eixo Y foi projetado para atender a usinagem de peças automotivas, como blocos de motores e cabeçotes, onde as superfícies de contato crítico exigem passes de usinagem únicos para vedação ideal.

A máquina conta com robusto trocador automático de ferramentas (ATC), projetado para lidar com ferramental de maior diâmetro, mais longo e mais pesado. “Essa grande capacidade de ferramenta garante que as autopeças, usinadores e fabricantes de peças em geral sejam capazes de produzir de forma eficiente uma variedade de peças grandes, com variadas características”, destaca a empresa;

Capacidade Produtiva – Para melhorar a velocidade e a produtividade, o a81nx é equipado de fábrica com um fuso de 10 mil rpm a até 45 kW de potência. Os níveis de potência nominal aumentaram 25% em relação ao modelo anterior. A Makino reduziu drasticamente os tempos de aceleração e desaceleração do spindle, que representam ganho de 20 a 30% nos processos de roscamento.

Uma configuração opcional de alto torque do fuso de 8 mil rpm também está disponível para os fabricantes que trabalham com metais duros. Esta opção de fuso oferece 19% de potência a mais do que a versão anterior, permitindo aos fabricantes operar em condições de corte mais agressivas com materiais ferrosos e outros de difícil usinagem.

Ainda para aumentar a produtividade do a81nx oferece: novo modo de servocontrole que pode reduzir o tempo de usinagem de bolsões tanto em aços como alumínio, e um novo magazine para 80 ferramentas, com trocador automático do tipo corrente que diminuiu tempos de busca do ferramental.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.