(29/09/2013) – A Mitsubishi Materials está lançando no Brasil um pacote de ferramentas com novidades em todas as operações de usinagem, como torneamento, fresamento e furação.
TORNEAMENTO – Entre as novidades, um dos destaques é a linha GY para torneamento de canais, que foi expandida com a inclusão de suportes e localizadores para recesso (canal para saída de retífica). Além disso, a linha foi complementada com os insertos de 8 mm, disponíveis em classes para aços, ferro fundido e materiais de difícil usinabilidade, com quebra-cavacos para canal e corte (GS e GM), multifuncionais (MM e MS) e para cópia (BM).
A linha de insertos de CBN na classe BC8020 também foi ampliada com a inclusão de insertos positivos e alisadores. Esta classe possui alta resistência ao desgaste e elevada resistência da aresta.
FRESAMENTO – Outra novidade é que a já consagrada fresa tangencial VOX400 agora conta com o corpo tipo passo extrafino, disponível nos diâmetros de Ø63 a 250 mm.
A linha AXD4000, fresa de alto desempenho para usinagem de alumínio, também foi expandida com o novo quebra-cavaco reforçado GM, que permite usinagem com maiores avanços.
Ainda no fresamento intercambiável, a Mitsubishi lançou as novas classes PVD, MP6120 e MP9120, respectivamente para aços e ligas resistentes ao calor. Possuem alta resistência ao impacto e baixo coeficiente de atrito, além da excelente resistência à soldagem e ao desgaste. Estas classes utilizam a nova tecnologia de cobertura Tough-Ʃ, que previne a propagação de trincas até o substrato.
Na linha de fresas inteiriças de metal duro, a Mitsubishi lançou as fresas VQ (Smart Miracle) para materiais de difícil usinabilidade. Estas fresas têm ângulo de hélice variável que permite o controle de vibração. Além disso, a geometria ideal e a exclusiva tecnologia de cobertura reduzem o esforço de corte e aumentam a eficiência na expulsão de cavacos. Com isso, é possível aumentar a eficiência de usinagem e prolongar a vida da ferramenta.
Também foram lançadas duas linhas de fresas inteiriças com cobertura de diamante: a DF, para usinagem de grafite, e a DFC, para materiais compostos.
FURAÇÃO – A linha MHS de brocas inteiriças de metal duro para materiais endurecidos foi ampliada com a inclusão dos diâmetros de Ø0.95 a 2.95 mm. Com isso, a MHS passa a ter uma linha mais completa, disponível em diâmetros de Ø0.95 a 12mm e comprimentos de 2 a 30xD.
Outra novidade é o lançamento das brocas inteiriças de metal duro, MVS e MVE, com e sem refrigeração, respectivamente. Ambas têm aplicação multimaterial. Possuem aresta ondulada que reduz o esforço de corte, além da excelente resistência ao desgaste devido à exclusiva cobertura. A MVS possui furos de refrigeração em formato trigonal, o que aumenta a eficiência da refrigeração. A MVS está disponível em diâmetros de Ø3 a 12 mm em comprimentos de 3, 5 e 8xD. A MVE está disponível em diâmetros de Ø3 a 12 mm em comprimentos de 2 e 3xD.