(11/08/2013) – A Kennametal colocou no mercado mundial a AVS, nova versão do seu sistema de mandrilamento Romicron. A principal novidade da AVS é o autobalanceamento que possibilita que qualquer que seja a medida colocada (dentro de seu campo de aplicação) a ferramenta estará 100% balanceada.
“No mandrilamento o balanceamento é um quesito muito importante para se atingir a melhor qualidade do furo”, afirma Roberto Valio, gerente de Produto da Kennametal. “Com esse novo recurso, a AVS oferece cilindricidade e circularidade abaixo de 5 microns”.
Voltada para a usinagem geral de furos de precisão nas indústrias automotiva, aeroespacial, de geração de energia, médico-odontológica, entre outras, a família AVS é composta de cinco modelos, cobrindo a gama de 25 a 79 mm de diâmetro. “Um dado importante é que essa versão já foi projetada para trabalhar com MQL (mínima quantidade de lubrificante)”, frisa o gerente.
Como não necessita de parafusos ou ferramentas adicionais para travamento, o processo de ajuste pode ser automatizado por um programa CNC, resultando num sistema de mandrilamento de ajuste automático (CLB – Closed-Loop Boring). “Esse sistema pode ser instalado em qualquer centro de usinagem e permite a automatização do processo, sem qualquer interferência humana”, informa Valio.
O Romicron AVS pode trabalhar em eixos de alta velocidade até 20.000 rpm. Monta insertos standard ISO e pode trabalhar com sistemas de refrigeração de alta pressão até 120 bar, para melhor evacuação de cavacos e temperaturas reduzidas na ponta de corte.