São Paulo, 27 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

20/07/2013

Brocas com pontas de PCD para furação de compósitos


(21/07/2013) – A Seco Tools está inovando também na área de PCD. A empresa sueca a desenvolveu a primeira geometria para a furação de materiais compostos com três canais de PCD. A novidade está em uma das duas novas brocas com pontas sólidas de diamante policristalino (modelos CX1 e CX2).

Segundo a empresa, ao contrário do PCD tradicional em lâminas ou pontas duplas soldadas, as pontas sólidas em PCD da CX1 e CX2 evitam a delaminação e fibras não cortadas. Além disso, “oferecem as arestas de corte mais agudas e resistentes do mercado atual”.

Entre outros benefícios, as pontas sólidas de PCD podem ser reafiadas mais vezes do que brocas revestidas em diamante em que as coberturas envolvem as arestas de corte e criam um efeito de pacote. Outras vantagens incluem alta velocidade de corte, baixo atrito, boa transferência de calor, nova afiação múltipla e alta confiabilidade de processo.

Terceiro canal – A Seco Tools informa que para garantir uma furação eficaz em materiais compostos “planos”, o terceiro canal da CX1 proporciona altos níveis de estabilidade no furo, menos vibrações e melhor circularidade. Além disso, a ponta em formato de domo da CX1 oferece geometria de ângulo duplo. A geometria reduz drasticamente as fibras não cortadas e a delaminação. Ainda de acordo com a fabricante, outro detalhe é que até aqui era impossível retificar esses tipos de geometrias altamente complexas usando técnicas convencionais. A nova tecnologia da Seco permite recondicionar e afiar novamente a ponta da broca até três vezes.

Já a CX2 é uma broca com geometria de ponta plana para usinar materiais compostos empilhados (sanduíches) com camadas de alumínio ou titânio. A ponta da broca tem um ângulo de 180 graus que oferece excelentes qualidades na evacuação e quebra dos cavacos. Isso evita que os cavacos metálicos danifiquem o orifício ao transitar entre camadas de metal e composto. Como resultado, a CX2 mantém intacto o acabamento da superfície do composto.

As séries CX1 e CX2 incluem uma gama de dimensões para furos que variam entre tamanhos de 3,26 e 9,53 (0,125” e 0,375”). Também é possível incorporar chanfros nos projetos das brocas para aumentar ainda mais a flexibilidade da aplicação.

Mais informações: www.secotools.com/en/global/products/holemaking/drilling/pcd-drills/

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.