(14/10/2012) – A busca por rentabilidade é uma história sem fim e, nesse contexto, a usinagem não é exceção. O acabamento perfeito da superfície, o baixo desgaste das ferramentas, a usinagem em alta velocidade (para citar apenas alguns) têm preocupado os supervisores há muito tempo e a crescente utilização de materiais exóticos, especialmente na indústria aeroespacial, trouxe a sua quota de complicações. Para todas essas questões, segundo a Seco Tools, o porta-ferramentas correto poderia fazer a diferença. “Mas existe realmente uma alternativa perfeita?”, pergunta a fabricante sueca, que acaba de lançar o porta-pinças EPB 5672.
Segundo a empresa, todas as soluções atuais têm suas vantagens e desvantagens. Os porta-ferramentas de fixação lateral, por exemplo, fornecem um torque transmissível muito bom: o(s) parafuso(s) de fixação engata(m) a superfície das hastes da ferramenta, empurrando-a para a parede do porta-ferramentas. A fixação da ferramenta é forte e o parafuso atua como um pino de retenção que impede que a ferramenta deslize para fora. Mas o posicionamento da ferramenta é aleatório e a montagem, no todo, fica desequilibrada: o desgaste de ferramenta é aumentado.
Com design simétrico, os porta-pinças parecem ser uma solução relevante para esta questão. Fornecem boa concentricidade da montagem, são balanceados por design (e, eventualmente, bem balanceados) e, portanto, influenciam positivamente a vida operacional da ferramenta e o acabamento da superfície. Mas os porta-pinças convencionais mostram seus limites quando torques transmissíveis elevados são exigidos. Os mandris hidráulicos não são adaptados para o fresamento pesado…
Segundo a Seco Tools, “várias outras tecnologias poderiam aqui ser avaliadas, mas nenhuma delas parece cobrir todas as necessidades de uma só vez”. Assim, a empresa lista abaixo as vantagens do novo porta-pinças EPB 5672 de alta precisão.
36 m a 3D – Com um batimento máximo de 3μ a 3xD, a vida operacional da ferramenta é aprimorada pois cada aresta morde a mesma quantidade de material. O tempo de máquina parada devido à troca da ferramenta é reduzido, enquanto o acabamento da superfície é melhorado, o que limita o número de operações de acabamento. Isto pode ser conseguido pela combinação de pinças de alta precisão, totalmente polidas, uma porca de alta precisão montada sobre um porta-pinças muito preciso, todos feitos dentro das tolerâncias mais apertadas.
Força de fixação – O EPB 5672 é caracterizado por uma rosca trapezoidal, combinada com centragem dupla da porca. Como resultado, a pinça se aloja perfeitamente em sua cavidade e a haste da ferramenta é agarrada de modo uniforme em torno de toda a sua extensão. Os torques transmissíveis elevados resultantes são semelhantes aos dos adaptadores shrinkfit ou dos mandris hidráulicos em diâmetros grandes, e superando-os em muito quando se trata de diâmetros pequenos de ferramentas (com menos de Ø16 mm): a aplicação de ferramentas de corte modernas, tais como ferramentas de metal duro com cobertura, CBN, PCD etc. é facilitada, enquanto que o risco de torção da ferramenta ou de ser puxada para fora durante a usinagem pesada é amplamente reduzido.
Rigidez – Os EPB 5672 foram projetados para fornecer a melhor rigidez e a menor deflexão da ferramenta: seu corpo compacto e reto não influencia a acessibilidade à peça, pois seu diâmetro exterior é o mesmo que o da porca. A ferramenta pode ser inserida profundamente no mandril e a força de fixação já citada faz o resto do trabalho.
Balanceamento fino – Totalmente axissimétrico, sem canais adicionais, parafusos ou chaveta, o EPB 5672 é, por natureza, perfeitamente equilibrado. E se isso não bastasse, todos os porta-ferramentas são bem balanceados para oferecer os melhores desempenhos. Outra característica que contribui para o baixo desgaste da ferramenta e excelente acabamento superficial.
Flexibilidade – Parece óbvio quando se fala de porta-pinças: os diâmetros diferentes das ferramentas podem ser fixados no mesmo mandril, usando uma combinação de pinças. Mas isso é apenas um começo. O EPB 5672 também oferece pinças vedadas (até 120 bar) que não requerem uma porca específica: a retenção é conseguida por plugues nas superfícies da chaveta e da face garantindo contato perfeito com a haste da ferramenta e a porca. Sua flexibilidade aumenta, não o seu estoque!
Conforme a Seco Tools, o EPB 5672 é adequado para todos os tipos de usinagens com ferramentas cilíndricas, em todos os tipos de materiais: fresamento de desbaste ou acabamento, furação, alargamento, roscamento etc.
Disponível para pinças nos tamanhos 16, 25 e 32, em três projeções diferentes (curta, média e longa) e com uma variedade de conexão lateral da máquina (HSK-A, HSK-E, BT, DIN, Graflex, Seco-Capto ), o novo porta-pinças EPB 5672 de alta precisão pode ser considerado como uma alternativa relevante para aqueles que não desejam utilizar o shrinkfit ou mandris hidráulicos.