(06/04/2025) – A Suécia se comprometeu oficialmente a adquirir da Embraer quatro aeronaves multimissão C-390 Millennium, durante a LAAD Defence & Security 2025, encontro realizado no Riocentro, no Rio de Janeiro, entre os últimos dias 1 e 3 de abril.
Este anúncio segue a recente assinatura de um acordo que formaliza a entrada da Suécia juntamente com a Holanda e a Áustria no programa C-390.
“Trata-se de uma aeronave interoperável”, elogiou o secretário de Estado do Ministério da Defesa da Suécia, Peter Sandwall, na ocasião. “A capacidade do C-390 de realizar missões em ambientes desafiadores a qualquer hora, em qualquer lugar, será um ativo crítico para a estratégia de defesa da Suécia nas próximas décadas”.
De fato, o C-390 Millennium é considerado um verdadeiro divisor de águas por seus operadores, redefinindo os conceitos de versatilidade, confiabilidade, eficiência e custo operacional.
A aeronave já foi adquirida por oito países: Brasil, Portugal, Hungria, Coreia do Sul, Holanda, Áustria, República Tcheca e um cliente não revelado, além de ter sido já oficialmente selecionado pela Suécia e pela Eslováquia para modernizar suas forças aéreas.
O C-390 entrou em operação em 2019 com a Força Aérea Brasileira (FAB), com a Força Aérea Portuguesa em 2023 e, mais recentemente, com a Força Aérea Húngara em 2024.
A frota atual em operação demonstrou uma taxa de capacidade de missão de 93% e taxas de conclusão de missão acima de 99%, demonstrando produtividade excepcional na categoria.
O C-390 pode transportar mais carga útil (26 t) em comparação com outras aeronaves de transporte militar de médio porte e voa mais rápido (470 nós) e mais longe, sendo capaz de realizar missões como transporte e lançamento de cargas e tropas, evacuação médica, busca e salvamento, combate a incêndios e missões humanitárias, operando em pistas temporárias ou não pavimentadas, como terra batida e cascalho.
A aeronave configurada com equipamento de reabastecimento ar-ar, com a designação KC-390, já provou também sua capacidade de reabastecimento aéreo tanto como avião-tanque quanto como receptor, neste caso recebendo combustível de outro KC-390 usando pods instalados sob as asas.