(12/02/2025) – A carteira de pedidos total da Embraer atingiu US$ 26,3 bilhões no último trimestre de 2024. Trata-se do maior volume registrado pela empresa em sua história, mais de 40% acima na comparação ano sobre ano (4T23) e 16% maior na comparação trimestre sobre trimestre (3T24).
No último trimestre, a Embraer entregou 75 aeronaves, 27% acima dos 59 aviões entregues no trimestre anterior (3T24) e igual ao volume entregue no mesmo período de 2023 (4T23). Em 2024, o total de entregas somou 206 aviões no ano de 2024, com alta de 14% em relação às 181 aeronaves de 2023.
Na Aviação Comercial, a carteira de pedidos atingiu US$10,2 bilhões no 4T24 – 15% maior ano sobre ano. A unidade de negócios entregou 31 novas aeronaves durante o último trimestre de 2024 e 73 no ano todo (no teto das estimativas revisadas de 70-73 para o ano e dentro das estimativas originais de 72-80).
Atualmente, a Embraer atualmente possui 179 pedidos firmes para a sua família de jatos E2 e 164 para a sua aeronave E1-175.
Na Aviação Executiva, a carteira de pedidos subiu decolou para US$ 7,4 bilhões no último trimestre, valor 70% maior ano sobre ano e 67% acima trimestre sobre trimestre – um novo recorde histórico para a unidade de negócios favorecido por um contrato importante com a Flexjet. O contrato inclui 182 pedidos firmes para as aeronaves Phenom 300E, Praetor 500 e Praetor 600 com entregas entre 2026 e 2030, e até 30 opções para jatos Praetor.
A divisão foi responsável pela entrega de 44 jatos no último trimestre do ano, e pelo total de 130 entregas anuais (no ponto médio das estimativas originais para 2024, e um recorde em 14 anos). Consequentemente, a Aviação Executiva terminou 2024 com o maior índice de pedidos para vendas do segmento.
Na Defesa & Segurança, a carteira de pedidos cresceu para US$ 4,2 bilhões no 4T24 – número 67% maior ano sobre ano e 15% acima trimestre sobre trimestre – com suporte de novos pedidos para o C-390 Millenium (4) e o A-29 Super Tucano (10). A Embraer atualmente possui 32 pedidos firmes para o seu transporte militar e 17 para a sua aeronave de ataque leve. Enquanto isso, a Defesa & Segurança continuou aumentando a sua produção com a entrega de 3 novos jatos C-390 Millenium em 2024, em comparação com 2 em 2023.
A divisão assinou contratos firmes no último trimestre de 2024 com a Força Aérea Tcheca e um cliente não divulgado, para 2 aeronaves C-390 Millenium cada um – essas aeronaves entraram na carteira de pedidos. Além disso, esse jato de transporte militar foi selecionado pela Eslováquia (3) e Suécia (não divulgado) no período – não houve assinatura de contratos ainda portanto essas aeronaves não foram incluídas na carteira de pedidos.
A unidade de negócios também assinou um contrato firme com um cliente não divulgado para 6 aeronaves A-29 Super Tucanos no último trimestre de 2024, e outro com um cliente não divulgado da África para 4 aviões adicionais. Além disso, a Força Aérea Portuguesa se tornou o primeiro cliente da versão OTAN dessa aeronave de ataque leve (12) – porém o contrato não estava ativo no final de 2024 – e a Força Aérea Uruguaia exerceu as suas opções (5) no começo de 2025. Portanto, essas 17 aeronaves ainda não constam na carteira de pedidos.