(09/02/2025) – A Horse, divisão da companhia britânica Horse Powertrain e especializada em sistemas de propulsão de alta tecnologia e de baixa emissão, iniciou a produção do seu motor HR13, de 1.3 litro e 4 cilindros, em sua fábrica de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, no Paraná.
A planta recebeu investimento de R$ 100 milhões para a produção do motor. O HR13 será um dos principais produtos da fábrica, que tem capacidade para produzir até 600 mil unidades anualmente no seu portfólio de motores.
De acordo com a empresa, a versão flex fuel do motor HR13 foi projetada especificamente para o mercado sul-americano. Ele pode operar com gasolina e etanol e está em conformidade com os padrões de emissões L8. A unidade de propulsão entrega uma potência máxima de 163 CV (120 kW) e torque máximo de 250 Nm a apenas 1.600 rpm.
O HR13 conta com um sistema de injeção direta desenvolvido especialmente para o uso de etanol. Cada cilindro é equipado com injetores de seis furos montados centralmente, operando a 200 bar de pressão, projetados para uma atomização otimizada do combustível, que proporciona potência e torque sem comprometer a eficiência.
Aumento da Produção Local – O começo da produção do HR13 se soma ao aumento da capacidade de produção da Horse no Brasil, que já havia sido ampliada com o início da fabricação do motor HR10, 1.0 litro e 3 cilindros, no começo de 2024.
“O início da produção do HR13 no Brasil demonstra nosso compromisso em fornecer soluções de engenharia e fabricação adaptadas aos mercados locais”, destaca Wesley Palma, diretor da fábrica da Horse Brasil. “Criado especificamente com capacidade flex fuel, o HR13 é adequado aos OEMs e consumidores brasileiros”.
De acordo com Palma, a empresa está comprometida em tornar locais os processos-chave de fabricação, como a fundição dos cabeçotes de cilindro dos motores: “E este é apenas um exemplo”, diz o executivo.
De fato, em 2024, a Horse também investiu em um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes de alumínio para os motores HR10 e HR13, além de expandir suas instalações de testes de propulsão e emissões para atender fabricantes terceirizados na região.