(01/12/2024) – “2024 está sendo um ano bastante desafiador, devido à instabilidade econômica e seus reflexos na indústria”, avalia Leandro Pacheco, diretor-geral da TaeguTec do Brasil. “Mesmo assim, por termos um planejamento estratégico sólido e pelo nosso foco nos segmentos mais ativos, estamos concluindo o ano com crescimento e vários projetos já engatilhados para 2025”.
Pacheco cita quatro dos segmentos que mais contribuíram para o desempenho da filial brasileira este ano. O Aeroespacial, que vinha em queda desde o início da pandemia, mas que neste ano deslanchou; o Medical (implantes ortopédicos e odontológicos) que tem realizado muitos investimentos. Além destes, destaca os segmentos de óleo e gás, que tem dado sinais de um início de retomada, e o de moldes e matrizes, que está em processo de modernização.
“São setores industriais para os quais contamos com um variado portfólio de soluções e, por isso, temos conseguido aproveitar as oportunidades surgidas”, esclarece. Inclusive, para melhorar o desempenho nestes segmentos, foram realizados investimentos na ampliação do corpo técnico, para oferecer maior assistência e suporte, “atuando como uma extensão da engenharia dos clientes”.
De acordo com o diretor, a ampliação da estrutura de atendimento possibilitou reforçar o direcionamento da TaeguTec, voltado à competitividade e produtividade. “Nós nos preparamos para atender todos os parceiros que buscam redução de custo. Nos preparamos para estar no chão de fábrica desses parceiros fazendo trabalhos de melhoria, de redução de custos e aumento de produtividade”, comenta.
“Hoje visitamos os nossos clientes não para falar de vendas, mas para falar sobre a melhoria dos resultados desses clientes”, afirma.
Em paralelo, a TaeguTec também fortaleceu a área de treinamento, tanto para a equipe de vendas própria, como para as equipes dos distribuidores e dos clientes. “Este ano, de janeiro a outubro, mais de 1.400 profissionais participaram de treinamentos na nossa sede em Vinhedo, assim como em vários outros estados, em parceria com nossa rede de distribuição”, informa.
2025 – Pacheco não prevê grandes mudanças no ambiente de mercado no próximo ano, embora esteja sentindo uma maior predisposição da indústria para concretizar investimentos. “Temos visto muitas empresas de diversos setores investindo em máquinas, em qualidade e produtividade. Com as ferramentas não é diferente. As indústrias estão procurando tecnologia e os itens comuns de usinagem não são mais suficientes”, diz. E completa. “Vejo o mercado brasileiro como muito promissor nos próximos anos”.
Para manter o ritmo em 2025, a TaeguTec planeja ampliar ainda mais a área de engenharia, “pois o trabalho técnico é primordial para a assistência ao cliente”. Ao mesmo tempo, pretende seguir expandindo a rede de distribuição e impulsionar ainda mais a realização de seminários e treinamentos para apresentar as soluções da empresa.
Pacheco lembra que semanalmente a TaeguTec recebe novos produtos da matriz, da Coreia do Sul. “Desde o lançamento das linhas SfeedTec e WinSfeed, recebemos semanalmente extensões dessas linhas, que vem sendo incrementadas regularmente”. Entre os destaques recentes, o diretor cita a Chase8Mill, na linha de fresamento a 90 graus com 8 arestas, a DrillSfeed, de brocas com ponta intercambiável com três facas, e a TurnSfeed, linha de torneamento de alto avanço.
Pacheco informa que a filial brasileira contará ainda com um trunfo para melhorar seu desempenho no mercado. “A exemplo da matriz, que vem globalmente investindo em gerenciamento de ferramentas, também estamos entrando forte nesse segmento. Já temos o primeiro gerenciamento em operação na Região Sul do país e outros em andamento”, diz Pacheco, acrescentando que “este é modelo de negócio em que nos comprometemos ainda mais com nossos clientes”.