(24/11/2024) – Desde que a adquiriu a Meritor, a Cummins Brasil tem investido na nacionalização de vários produtos e componentes. O mais recente anúncio nesse sentido refere-se à produção local do eixo MS-18X HD, com início previsto para janeiro de 2025.
De acordo com a Cummins Brasil, a planta de Osasco (SP) fabricará e aprimorará componentes principais desse eixo de alta durabilidade e capacidade, como o par de coroa e pinhão, elevando gradualmente o índice de conteúdo local ao longo do próximo ano.
“Isso permitirá aos nossos clientes usufruir dos benefícios de compra nacional, através da Finame”, afirma Adriano Esperidião, gerente de engenharia do produto da Cummins Drivetrain and Braking Systems (CDBS) para a América do Sul.
A empresa informa ainda que, com a produção local, o par de coroa e pinhão será fabricado localmente e receberá um novo tratamento superficial, aumentando sua resistência e durabilidade para prevenir falhas e reduzir o desgaste. Já o rolamento do pinhão, essencial para suportar cargas mais elevadas, também será aprimorado com maior capacidade de carga. Por fim, as engrenagens satélites e planetárias, produzidas no Brasil, trarão design atualizado e melhorias no tratamento superficial, assegurando robustez em condições severas.
Novos Processos – Para produzir localmente o eixo MS-18X HD, foram desenvolvidos novos processos, incluindo o tratamento superficial e adaptações na linha de montagem. A linha de produção do diferencial foi reprogramada para atender ao novo design das engrenagens, com tecnologia avançada de solda a laser. Além disso, foram implementados processos de rastreamento e validação para garantir uma montagem precisa, atendendo aos novos padrões de robustez e qualidade.
O eixo MS-18X HD, projetado para suportar até 58,5 toneladas de Peso Bruto Total Combinado (PBTC), amplia o portfólio de soluções para o transporte rodoviário extrapesado e foi desenvolvido para atender às novas regulamentações do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Em vigor desde 2022, a norma estabelece novos limites de carga e configurações de eixos para veículos pesados no Brasil. Esse modelo aprimorado, derivado do MS-18X, é compatível com veículos 6×2.
Segundo Cummins, as inovações implementadas resultaram em um aumento de 11% na capacidade de carga transportada PBTC em relação ao modelo antecessor. Essas melhorias são intercambiáveis com o modelo base, não impactando na interface de suspensão dos veículos, ou seja, mantém a compatibilidade sem necessidade de adaptações adicionais.
Nas estradas em 2025 – Durante a Fenatran 2024, os modelos VW Constellation 25.480 HD e Meteor 28.480 HD foram apresentados com o eixo MS-18X HD, que aumenta em 5% a capacidade de tração, permitindo o transporte de até 58,5 toneladas. Disponíveis no mercado a partir de janeiro de 2025, esses extrapesados são projetados para o transporte rodoviário de médias e longas distâncias, atendendo a diversas demandas do setor com maior capacidade de carga e resistência. Com essas novas características, os veículos garantem um transporte eficiente de cargas pesadas.