(24/11/2024) – A Tupy, multinacional brasileira especializada na produção de componentes estruturais em ferro fundido para bens de capital, anunciou os resultados do terceiro trimestre de 2024, em que demonstrou principalmente a resiliência operacional da companhia e o progresso que vem obtendo na abertura de novos negócios.
A empresa alcançou uma receita líquida de R$ 2,8 bilhões e lucro bruto de R$ 496 milhões, com uma margem de 17,9%. No entanto, o lucro líquido alcançou R$ 50 milhões, diante de R$ 150 milhões no mesmo período do ano passado. O lucro líquido acumulado em 2024 atingiu R$ 180 milhões, tendo sido de R$ 357 milhões em 2023.
De qualquer forma, alavancados pelo câmbio favorável, os ganhos de eficiência somaram R$ 40 milhões. O Ebitda Ajustado atingiu R$ 338 milhões no período, com uma margem de 12,2%, apesar do impacto dos gargalos logísticos, equivalentes a R$ 10 milhões. Por sua vez, a geração de caixa operacional foi de R$ 227 milhões.
“Apesar dos desafios enfrentados com a redução de volumes em mercados importantes, conseguimos manter as margens operacionais graças às nossas iniciativas de redução de custos e maior eficiência e à taxa de câmbio favorável”, resume Fernando de Rizzo, CEO da Tupy.
De acordo com Rizzo, a priorização de iniciativas de caixa resultou na geração de R$ 762 milhões nos primeiros nove meses do ano, um aumento de 97% em relação ao mesmo período de 2023.
A Tupy também seguiu investindo no desenvolvimento de novos negócios. No segmento de reposição, ampliou seu portfólio de produtos e canais de distribuição, resultando em um crescimento de 16% na receita no terceiro trimestre do ano.
Reciclagem de Baterias de Lítio – Outro destaque deste trimestre foi o projeto de reciclagem de baterias de íon-lítio. A Tupy anunciou a construção de uma planta-piloto nas instalações do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), em São Paulo, combinando competências em metalurgia e economia circular para desenvolver soluções sustentáveis.
No agronegócio, a companhia está em fase final de testes de soluções de descarbonização com redução de custos para as frotas existentes de tratores, caminhões e ônibus, para que possam utilizar combustíveis produzidos nas suas operações ou na própria região.