São Paulo, 21 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

09/11/2024

Produção e vendas de veículos em ritmo de retomada

(10/11/2024) – O balanço da indústria automobilística brasileira em outubro, apresentado pela Anfavea na semana passada, revelou números bastante positivos. Segundo a entidade, os 264,9 mil autoveículos emplacados no mês superaram o volume de dezembro de 2019, até então o mais elevado em quase 10 anos.

De acordo com o balanço, foi um mês de forte demanda no mercado interno, com alta de em 12,1% sobre setembro e de 21,6% outubro do ano passado. A média diária de 11,5 mil unidades vendidas foi a maior deste ano. No mundo, o Brasil foi o quinto país que mais emplacou veículos em outubro, superando até a Alemanha.

Já a produção atingiu 249,2 mil unidades no último mês, crescimento de 8,3% sobre setembro e de 24,7% sobre o mesmo mês de 2023.

“Embora esse tenha sido o segundo melhor mês do ano em produção, ainda estamos abaixo dos emplacamentos, em função do elevado volume de importações. No acumulado, as vendas cresceram 15%, enquanto a produção subiu 8,9%”, comparou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.

O crescimento das importações tem sido um tema frequente nas coletivas de imprensa da entidade ao longo deste ano. Segundo a Anfavea, os 47 mil modelos importados vendidos em outubro representaram um recorde nos últimos 10 anos, sendo que os chineses representaram a metade de todas as importações de fora do Mercosul. De janeiro a outubro, foram emplacados 369,1 mil modelos estrangeiros, 36% a mais do que nos 10 primeiros meses de 2023.

“As exportações estão longe de se igualar ao fluxo de importações, mas ao menos vêm reagindo nos últimos quatro meses. Em outubro foram 43,5 mil unidades exportadas, alta de 39,2% sobre o mesmo mês do ano passado”, avaliou a Anfavea.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.