(20/10/2024) – O primeiro veículo híbrido-flex, concebido e fabricado no Brasil, já está sendo produzido pela Stellantis no Polo Automotivo de Betim (MG). O modelo, que deve chegar ao mercado ainda este ano, será lançado pela marca Fiat e será equipado com a tecnologia Bio-Hybrid, desenvolvida pela empresa.
Segundo a Stellantis, “o início da produção do novo modelo híbrido-flex reforça o legado de inovação e tecnologia da fábrica mineira, que reúne áreas estratégicas responsáveis pelo desenvolvimento de novos produtos, como o Tech Center, Safety Center, Virtual Center e Development Center”. Juntas, essas áreas atuaram na criação das tecnologias Bio-Hybrid, que combinam eletrificação com motores flex movidos a etanol em três diferentes níveis.
Ao mesmo tempo, a nova linha de motores também iniciou a produção dos propulsores flex de alta eficiência, baixas emissões e que podem ser associados às tecnologias de hibridização. Ampliada recentemente, a planta agora possui capacidade de produção de 1,1 milhão de motores por ano em Betim, consolidando o Brasil como hub de referência global no desenvolvimento de powertrains e da tecnologia Bio-Hybrid.
“O lançamento do primeiro veículo híbrido-flex concebido e produzido no país representa mais um marco para a indústria automotiva brasileira e para a engenharia da Stellantis na América do Sul”, afirma Emanuele Cappellano, presidente da Stellantis para América do Sul. “Nosso time se dedicou ao máximo para lançar essa nova tecnologia, desenvolvida para o mercado brasileiro, bem como para outras regiões do mundo que tenham acesso aos biocombustíveis, como o etanol. Esse modelo contribuirá para a descarbonização da mobilidade no país, além de impulsionar a evolução do setor automotivo e iniciar o processo de nacionalização da eletrificação, colocando o Brasil em uma posição de destaque em relação a outros mercados”.
A montadora reforça que, com os investimentos de R$ 32 bilhões na América do Sul, serão lançados mais de 40 produtos e 8 powertrains ao longo dos próximos anos. A produção dos primeiros veículos equipados com a tecnologia Bio-Hybrid é flexível e pode ser integrada a diversos modelos fabricados pela Stellantis, sendo compatível com todas as linhas de produção da empresa na região.
Engenharia nacional – “A Stellantis é uma das únicas empresas do setor a possuir autonomia e know-how para projetar, desenvolver e produzir novos produtos na região, além de ser referência global no desenvolvimento da tecnologia Bio-Hybrid”, destaca a montadora. “As novas tecnologias híbridas e elétricas fortalecerão ainda mais a engenharia brasileira, a indústria nacional e o protagonismo da Stellantis na mobilidade limpa, segura e acessível”.
O desenvolvimento das novas tecnologias de eletrificação está em linha com o plano estratégico de longo prazo da Stellantis, Dare Forward 2030, que prevê redução das emissões em 50% em 2030, zerando a missão de carbono até 2038, incluindo todos os escopos, com compensação percentual de um dígito das emissões restantes.
“Nossas tecnologias de descarbonização privilegiam as características e recursos do Brasil, como o etanol e a energia elétrica limpa. Aqui, temos à disposição uma matriz múltipla de propulsão, em que conviverão motores a combustão flex menores e mais eficientes, motores elétricos e sistemas híbridos, com as tecnologias Bio-Hybrid. É uma solução inteligente e natural, que se apoia em uma vantagem competitiva nacional. O uso do etanol nos proporciona uma oportunidade única de fazer a diferença e manter o protagonismo da Stellantis na mobilidade limpa, segura e acessível”, ressalta Cappellano.
“A Fiat foi uma das protagonistas no desenvolvimento e aplicação da tecnologia de motores a biocombustíveis, uma vez que, em 1979, iniciou a produção do 147, primeiro modelo movido a etanol produzido em série no mundo. Agora, a marca reforça o legado de inovação em mais uma revolução no mercado automotivo brasileiro, sendo responsável por lançar o primeiro híbrido-flex nacional a partir da tecnologia Bio-Hybrid, concebida pela Stellantis.