(20/10/2024) – A Carbidetools, distribuidora de ferramentas que atua no Rio Grande do Sul, está completando 10 anos de atividades. Sediada em São Leopoldo, a empresa comercializa as linhas de produtos da Ceratizit, OSG, Mapal e BTFixo.
A história da empresa é bem interessante. Seus proprietários, Elton Rodrigues e Vitor Motta, são amigos de infância. Conheceram-se em 1997, aos 10 anos de idade. Ambos estudaram no Senai de São Leopoldo, de 2004 a 2007, e formaram-se em Técnico em Mecânica de Precisão.
Segundo eles, o sonho de ter uma empresa juntos foi algo que os dois acordaram ainda quando crianças.
Vitor Motta iniciou a trajetória no ramo da usinagem, com seu primeiro emprego com vendas de ferramentas, em 2006.
Já Elton Rodrigues fez sua carreira na indústria de fixadores, de 2005 a 2013. Nesse ano, os dois passaram a trabalhar na mesma empresa. “Em 2014 houve a oportunidade de abrirmos nosso negócio, então surgiu a Carbidetools”, informa Rodrigues.
A empresa Iniciou suas atividades com a importação de fresas de metal duro, até hoje um dos produtos mais fortes da empresa. “A partir de então, fomos agregando novos produtos e fornecedores. Nossa área de atuação é todo o estado do Rio Grande do Sul, com foco principal na Região da Grande Porto Alegre”, destaca Motta.
Um dos objetivos da empresa desde a sua criação era o de tornar-se uma das três principais empresas do segmento da região. Segundo eles, “objetivo que estamos próximos de alcançar”.
Para tanto, a empresa sempre buscou oferecer um atendimento personalizado, marcas de renome e presença constante em feiras nacionais e internacionais buscando manter-se atualizada. Outro foco é o de manter amplo estoque das ferramentas para atendimento imediato dos clientes.
O principal segmento de atuação da Carbidetools são as matrizarias, setor muito forte no Estado. Mas não só, a empresa está presente também em clientes dos demais segmentos industriais do Rio Grande do Sul, como o calçadista, médico, manutenção, agrícola, automotivo, máquinas e peças de reposição.
“A empresa deu um salto de crescimento no pós-pandemia, triplicando de tamanho entre 2021 e 2022”, diz Motta. “A projeção de crescimento para 2024 é de 15 a 20% em relação a 2023, mesmo com as enchentes que afetaram toda a nossa região”.
Com o início do atendimento na região de Caxias do Sul, um dos principais polos industriais do Estado, a Carbidetools espera um bom desempenho em 2025. De acordo com Rodrigues, a empresa iniciou o atendimento à região da Serra Gaúcha em 2024 com a contratação de representantes. “Nossa expectativa é a de aumentar nosso market share na região no próximo ano, incluindo a participação na Mercopar, realizada na semana passada, e a implantação de uma unidade na cidade/região”.