São Paulo, 25 de novembro de 2024

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28/09/2024

Ford transfere fábrica da Troller para o governo do Ceará

(29/09/2024) – Em comunicado divulgado em 23 de setembro, a Ford informou ter transferido para o Estado do Ceará as instalações fabris da antiga Troller que mantinha na cidade de Horizonte. A fábrica deixou de operar em 2021.

O comunicado da montadora não dá pormenores da negociação. Informa apenas que “assinou junto com o Governo do Ceará um acordo de transação para a transferência ao Estado da fábrica da empresa no município de Horizonte. Com isso, a Ford e o Governo do Ceará dão um passo definitivo para utilizar a planta de Horizonte na geração de crescimento econômico e social para a comunidade cearense”.

Ponto Final – Com mais este passo, a Ford põe um ponto final em todas as suas atividades industriais no Brasil. As instalações das outras três fábricas que a montadora mantinha no País – a ABC, fechada em 2019, e as de Taubaté (SP) e Camaçari (BA), encerradas em 2021, já haviam sido negociadas.

A Ford – que se mantém no mercado apenas com importações – ainda mantém escritório em São Paulo, um Centro de Testes em Tatuí (SP), e um centro de desenvolvimento no Senai Cimatec, na Bahia, recentemente ampliado.

O processo, ao que parece, será semelhante ao ocorrido em Camaçari, no qual a fábrica foi transferida ao governo da Bahia e deste para a BYD, que desembolsou R$ 287,8 milhões para assumir o terreno de 4,6 milhões de m².

Complexo Multimarcas – Em agosto, o governo do Ceará informou que pretende instalar no local um complexo automotivo multimarcas. “No complexo serão produzidos veículos eletrificados e híbridos, por encomenda de terceiros”, segundo informação divulgada pelo governo estadual na ocasião. “Os primeiros veículos devem sair da linha de montagem no primeiro semestre de 2025. A estimativa de capacidade de produção é de 40 mil veículos na primeira fase, distribuídos em modelos para marcas distintas”.

Ainda de acordo com o governo cearense, “já existem acordos firmados para a produção de seis modelos de veículos eletrificados para três importantes marcas mundiais”.

O complexo industrial terá como âncora e parceira a Comexport, maior empresa de comércio exterior e supply chain do Brasil, e que será também a responsável pela negociação com as montadoras. A gerência operacional do Polo será feita pela Adece – Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE).

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