São Paulo, 25 de novembro de 2024

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21/09/2024

Trumpf cria tecnologia para reciclar baterias em escala industrial

(22/09/2024) – Os fabricantes de automóveis e de baterias já podem reciclar baterias de carros elétricos usadas ou defeituosas em escala industrial, graças à tecnologia laser desenvolvida pela Trumpf. A empresa desenvolve sistemas a laser que cortam baterias usadas com segurança e recuperam matérias-primas valiosas do filme da bateria.

“A reciclagem de baterias faz sentido do ponto de vista ecológico e agora também pode ser implementada economicamente graças à tecnologia laser”, afirma Hagen Zimer, CEO de Tecnologia Laser da empresa alemão. “A Trumpf conta com amplo conhecimento em soldagem e corte a laser para a produção de baterias de carros elétricos. Há anos que trabalhamos com todos os principais fabricantes de automóveis e baterias. Incorporamos essa experiência no desenvolvimento dos novos processos”.

A Trumpf apresentou os novos processos a laser em junho, na feira líder em tecnologia de baterias, Battery Show Europe 2024, em Stuttgart.

Reciclagem de baterias de carros elétricos – Atualmente, as baterias para carros elétricos dependem de cobalto, lítio ou níquel. Mas a extração destas matérias-primas valiosas é complexa e nem sempre sustentável. Outro desafio são as cadeias de abastecimento longas e incertas. Além disso, a União Europeia estipula uma taxa de reciclagem de baterias de até 90%. “A indústria deve, portanto, realizar a reciclagem em larga escala. O mercado de processos a laser para reciclagem de baterias que está surgindo atualmente é enorme”, diz Alexander Sauer, chefe do Instituto Fraunhofer de Engenharia de Produção e Automação IPA.

Só na Europa, a indústria terá de reciclar 570 mil toneladas de material de baterias todos os anos a partir de 2030.

Lasers garantem alta taxa de reciclagem – Os eletrodos para novas células de bateria são criados como tiras revestidas com materiais valiosos, como cobalto e níquel. Até agora, o mais comum é que os filmes revestidos de matéria-prima acabem no lixo como sucata. Em uma futura planta de reciclagem, os processos a laser podem remover a camada extremamente fina do filme. Os fabricantes podem coletar o pó valioso e processá-lo para novos revestimentos.

Isso porque a tecnologia laser também pode ser usada para reciclar baterias. De acordo com a Trumpf, somente a tecnologia laser permite uma desmontagem eficiente e automatizada, por exemplo, para remover tampas de baterias ou para cortar cabos. As matérias-primas podem então ser classificadas e as células da bateria que ainda podem ser utilizadas podem ser separadas e reutilizadas. Até agora, o desmantelamento das baterias dos carros elétricos era um trabalho manual. Isto é complexo, lento e, por vezes, perigoso para os trabalhadores.

A tecnologia laser da Trumpf oferece uma solução inovadora e economicamente viável para a reciclagem de baterias, alinhando os objetivos de sustentabilidade com a competitividade da indústria automotiva.

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