(15/09/2024) – A Horse, joint venture entre a Renault e a Geely, vai ampliar a produção de motores no Paraná. Após o sucesso da produção do modelo de 1.0 litro – que teve início no primeiro semestre –, a empresa investiu R$ 100 milhões para passar a fabricar o motor Turbo Flex de 1.3 litro.
A produção local do novo motor está prevista para iniciar em novembro próximo. Além do mercado nacional, os novos propulsores vão atender à demanda dos consumidores sul-americanos. Os motores flex fuel de 3 e 4 cilindros foram projetados para operar com etanol. A planta paranaense terá capacidade para produzir 500.000 motores anualmente.
Fundição de Cabeçotes – A empresa também acaba de anunciar que irá investir R$ 200 milhões em uma nova linha de produção de última geração para fundir cabeçotes de motores de alumínio em sua planta de São José dos Pinhais, no Paraná.
Essa nova instalação usará um processo de fundição por gravidade para produzir cabeçotes para os motores flex fuel de 1.0 e 1.3 litro da empresa. Com previsão de produzir 210.000 cabeçotes anualmente, a nova linha está prevista para entrar em operação total em outubro de 2026.
“Ao investir R$ 200 milhões na produção de cabeçotes, em São José dos Pinhais, estamos comprometidos com o aumento da localização da cadeia de suprimentos para nossos motores”, afirmou Antonio Vaz, diretor Global de Engenharia de Processos da Horse. “Essa nova linha mantém os métodos de fundição mais sustentáveis da indústria, com aterro zero e baixo consumo de energia. Isso sinaliza nosso compromisso com a América Latina e com processos de última geração em grande escala”.
Pioneirismo em novos processos – A nova linha de São José dos Pinhais será a primeira da Horse no mundo a usar fundição por gravidade para a produção de cabeçotes. A fundição por gravidade é um processo de alta eficiência, garantindo padrão elevado das características mecânicas e metalúrgicas.
Os motores turbo HR10 e HR13 da Hores utilizam um cabeçote em forma de delta para reduzir massa e espaço, baixar o centro de gravidade e melhorar a gestão térmica do motor. Os coletores de escape são fundidos diretamente no cabeçote para uma resposta do turbo mais rápida e torque excepcional em baixas rotações.
Novo Motor – Projetado para oferecer desempenho superior e eficiência energética, o motor 1.3 Turbo poderá ser abastecido tanto com gasolina quanto com etanol. Peça-chave para atender à demanda crescente por soluções de mobilidade mais limpas e eficientes, o HR13 é compatível com o Proconve L7 (equivalente ao Euro6d) e já está no processo de certificação para os futuros e rigorosos padrões L8.
Revestimento DLC – Tanto o HR10 quanto o HR13 possuem revestimento Diamond-Like Carbon (DLC), inspirado na Fórmula 1, para as partes móveis da cabeça do cilindro, bem como anéis e pinos dos pistões. Essa tecnologia reduz o atrito, melhorando a eficiência de combustível.
As paredes dos cilindros do bloco de alumínio recebem tratamento chamado BoreSpray Coating (BSC), que permite um aquecimento mais rápido a partir do frio e resulta na redução das emissões e consumo em 1%.