(11/09/2024) – Em evento realizado na segunda-feira, 9 de setembro, em São Caetano do Sul (SP), a General Motors anunciou investimento de R$ 5,5 bilhões nas cinco unidades que a montadora mantém no Estado de São Paulo.
De acordo com a GM, os recursos serão destinados, entre outros, para o desenvolvimento de motores híbridos flex, a atualização de portfólio e a modernização de todas as suas instalações produtivas e operacionais no Estado.
“Esta é uma das ações da primeira fase do pacote de R$ 7 bilhões que serão aplicados de 2024 a 2028, marcando o período de maior transformação da empresa no Brasil”, informa a GM em nota à imprensa.
“Os investimentos que estamos anunciando irão fortalecer os planos da mobilidade sustentável da General Motors no Brasil e impulsionar o crescimento futuro da empresa”, afirmou Rory Harvey, vice-presidente executivo e presidente de mercados globais da General Motors.
E acrescentou: “O Brasil será o primeiro mercado a oferecer a tecnologia híbrida flex da GM no mundo, proporcionando aos clientes da Chevrolet mais opções em sistemas de propulsão. É uma adição ao nosso portfólio de motores a combustão e elétricos”.
Já Shilpan Amin, vice-presidente sênior da GM e presidente da GM International, destacou que todo este investimento sustentará a maior transformação na história da GM no país. “A Chevrolet faz parte da história do Brasil, desempenhando um papel fundamental na economia e na vida das famílias há gerações”, disse.
Dois modelos híbridos – De acordo com Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul, a produção de veículos híbridos flex no país fortalece a indústria e reitera o compromisso com a descarbonização ao agregar benefícios do uso de biocombustível e da eletrificação. “Vamos iniciar a produção local com dois modelos híbridos leves, que vão permitir o acesso a esta nova tecnologia a um maior número potencial de consumidores’’.
O executivo ressaltou ainda que, paralelamente, a GM segue estudando outras inovações, como o híbrido plug-in flex, que permite abastecer os veículos com etanol, gasolina ou energia elétrica.
“Temos planos de ampliar também a linha de veículos elétricos, já a partir de 2025. Nosso objetivo é atender as mais diferentes necessidades dos clientes’’, completou.
Centenário da GM no Brasil – Essa primeira fase do novo ciclo de investimentos coincide com as comemorações do centenário da GM no Brasil, que ocorrerá em 2025. Com este aporte financeiro, a empresa vai renovar completamente seu portfólio de veículos, reforçar seu compromisso com práticas sustentáveis e o aumento da oferta de veículos zero emissão, além de explorar novos negócios.
O foco na sustentabilidade dos investimentos em São Paulo irá além dos produtos. Nas fábricas, envolverá todo o processo produtivo e já há importantes novidades em andamento. Uma das iniciativas pioneiras é a tecnologia criada e patenteada pela GM no Brasil para redução de água no processo de pintura.
Com o uso de caixas metálicas, fabricadas na própria unidade de São Caetano, o novo sistema faz uma filtragem seca, eliminando a utilização de água nesse processo. Essa e outras iniciativas combinadas equivalem a uma redução de aproximadamente 4.000 caminhões pipa por ano. Com isso, esta prática passará a ser replicada em outras unidades da empresa.
Outra novidade prevista é o Smart Factory com uso de novos recursos, como a inteligência artificial, que irá potencializar e aprimorar processos de fabricação e qualidade, solucionar problemas de forma proativa e reagir a demandas automaticamente, por meio de cruzamento de informações de fontes distintas. Também estão previstos 150 novos robôs nas linhas de produção no Estado.
Cinco Unidades – Segundo a montadora, São Paulo foi o primeiro Estado a receber a GM no Brasil e continua sendo estratégico para a empresa no desenvolvimento de tecnologias avançadas e na oferta de serviços. Desde sua chegada, em 1925, a GM já produziu mais de 13 milhões de veículos no Estado.
Saiba mais sobre as unidades da GM no Estado:
São Caetano do Sul – è onde está localizada a sede administrativa e o Centro Tecnológico, o Command Center do OnStar e o Complexo Industrial onde são produzidos os modelos Tracker, Spin e Montana.
São José dos Campos – Complexo Industrial com seis fábricas que concentram a produção da S10 e do Trailblazer, além de transmissões, motores e outros componentes.
Indaiatuba – Maior centro de desenvolvimento de veículos do hemisfério Sul, o Campo de Provas da Cruz Alta abriga sete laboratórios e 17 pistas, que realizam anualmente mais de 12 mil experimentos por ano.
Mogi das Cruzes – Nesta unidade são produzidos os componentes estampados para as linhas de montagem que a empresa mantém no Estado.
Sorocaba – O Centro Logístico recebe, embala, separa e despacha peças produzidas por fornecedores, que abastecem a rede de concessionárias, distribuidores e oficinas autorizadas.