São Paulo, 25 de novembro de 2024

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07/09/2024

Manufatura saudável traz ganhos de produtividade

(08/09/2024) – “Manufatura Saudável é uma manufatura competitiva”, afirma Cláudio Camacho, vice-presidente de Vendas para a América do Sul e Central da Sandvik Coromant. “Para se manter competitivas, as empresas precisam adotar novos hábitos para ajustar, otimizar e evoluir continuamente”.

No ano passado, ao mesmo tempo em que apresentava suas novas identidade visual e logomarca, a Sandvik Coromant adotava também o conceito de Manufacturing Wellness (manufatura saudável), resultado da reunião de várias práticas e hábitos acumulados em anos de experiência da própria empresa.

Desde então tem procurado levar este conceito – reunidos num conjunto de oito tópicos – a todos os seus clientes a nível mundial. Como, aliás, aconteceu no final de agosto, quando Camacho apresentou a palestra “Manufacturing Wellness”, no evento Grob Experience.

“A manufatura saudável é um conjunto de ações, de hábitos, que levam a manufatura a ganhar produtividade e competitividade”, disse Camacho em entrevista ao site Usinagem-Brasil.

O primeiro deles é ter uma visão holística da manufatura. Ou seja, olhar o todo e não a parte. “Devemos olhar para a manufatura como um todo e não apenas para a ferramenta. É preciso ter uma estratégia para a manufatura. Olhar todo o conjunto: máquina, processo, óleo, softwares…”, diz o executivo. “A Sandvik Coromant é conhecida por fornecer pastilhas, brocas, mas há muitos anos que vamos aos nossos clientes não para vender uma ferramenta, mas sim uma solução”.

Ele lembra que às vezes substituir uma pastilha por uma nova classe ou geometria pode trazer um rendimento melhor. “Porém, se olharmos para a manufatura de uma forma holística, verificarmos se o processo está correto, se estratégia está certa, se a máquina é a mais adequada etc., podemos obter maiores ganhos. Se ficarmos restritos apenas à troca da ferramenta, perdemos a oportunidade de alcançar ganhos muito melhores”, analisa.

Na sua opinião, os produtos de cada empresa têm de ser olhados desde o desenho. É preciso olhar para toda a cadeia. “Tudo tem de estar linkado. Se não olhar o conjunto, vai perder a oportunidade de alavancar os benefícios”.

OITO TÓPICOS – Além da perspectiva holística, o conjunto de hábitos da Manufacturing Wellness da Sandvik Coromant é composto de outros sete tópicos: Adotar novas tecnologias; Escolher o caminho sustentável; Eliminar desperdícios; Desbloquear o potencial com dados; Beneficiar-se de parceiros fortes; Desenvolver a equipe; Automatizar para obter sucesso.

Camacho destaca o tópico sobre adotar novas tecnologias, na medida em que estas inflenciam diretamente a melhoria da produtividade e da competividade e, portanto, a sustentabilidade financeira das indústrias.

O mesmo vale para o tópico ‘Desbloquear o potencial com dados’. “As decisões na manufatura devem ser baseadas em dados. Alguém pode achar que, numa determinada operação, não é possível usinar com 10 mm de profundidade de corte, mas este é um limitante. A questão é: qual a potência da máquina? vai quebrar os cavacos?. Portanto, essa decisão não pode ser baseada num feeling, tem de ser baseada em dados”.

CUIDAR DAS PESSOAS – “A Manufatura Saudável também recomenda cuidar das pessoas que trabalham nas empresas, estar atento às suas necessidades”, afirma. “Principalmente no caso da manufatura que, hoje, já não é mais tão atraente para os jovens, que preferem, por exemplo, trabalhar com computação. É preciso criar estratégias para atrair e reter talentos”.

Outro hábito ressaltado por Camacho é a necessidade construir parcerias fortes com os fornecedores. “É preciso se unir a parceiros que também buscam a competitividade e produtividade, que tenham a mesma filosofia de desenvolvimento. Afinal, sozinho é possível ir mais rápido, mas juntos podemos ir mais longe”.

Camacho frisa que esses conjunto de ações não é uma exclusividade da Sandvik Coromant. “O plano estratégico da CNI -Confederação Nacional da Indústria (Mapa Estratégico 2023 – 2032) aborda muitos pontos similares ao conceito da Manufacturing Wellness. Digo isto para reforçar o fato de que não se trata de uma filosofia da Sandvik, mas sim de questões da manufatura em qualquer parte do mundo”.

“Nós temos procurado levar esse conceito para os nossos clientes como uma estratégia de futuro. Temos feito várias apresentações e a resposta tem sido fantástica. Muita gente descobre que já fazia isso empiricamente, mas nos dizem que nunca tinham visto todas essas práticas reunidas”, diz, acrescentando que, em alguns casos, são montados planos de ação e os resultados têm sido muito positivos.

De acordo com Camacho, o posicionamento global da Sandvik Coromant é o de cada vez mais olhar para o valor agregado e o custo final do produto. “Ao mesmo tempo, continuamos desenvolvendo novas ferramentas, novas tecnologias, lançando cerca de 2.500 itens todos os anos, dentro da nossa filosofia de levar aos nossos clientes mais valor agregado e menor custo do produto final”.

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