(11/08/2024) – O ônibus K 230E B4x2LB, o primeiro 100% elétrico a ser produzido no Brasil pela montadora de origem sueca Scania, foi a principal novidade da empresa na Lat.Bus 2024 – Feira Latinoamericana do Transporte, que transcorreu entre os últimos dias 6 e 8 na São Paulo Expo, zona sul da capital paulista.
O ônibus será fabricado na planta da Scania de São Bernardo do Campo, no Grande ABC, e as primeiras unidades devem sair da linha de montagem no segundo trimestre de 2025.
“Estamos muito animados com este novo modelo”, comentou Alex Nucci, diretor de Vendas de Soluções da Scania Operações Comerciais Brasil. “Trata-se de um ônibus que certamente vai ser muito bem recebido pelo mercado, que aliás está se mostrando bastante promissor, com fortes investimentos em renovação e ampliação das frotas”.
A vocação principal do novo modelo é a aplicação urbana. O ônibus tem autonomia de 250 km a 300 km (isto em condições severas, com ar-condicionado ligado e topografia irregular), e capacidade média para 80 passageiros, tanto na configuração de piso baixo ou normal.
O motor tem design simples, para tornar a manutenção mais fácil e mais econômica, comparada aos motores de combustão interna. Possuindo opções de quatro ou cinco pacotes de baterias, o modelo utiliza o propulsor o EMC 1-2, com potência contínua de 230 kW (equivalente a 310 cavalos) a 1.750 rpm, torque de 224,3 kgfm disponível a qualquer rotação (curva plana em regime contínuo) e potência de pico de 300 kW (equivalente a 407,8 cavalos) a 1.400 rpm.
Ligado a um câmbio com duas marchas, que foi especificamente desenvolvido para trazer maior conforto e eficiência em aclives e estradas irregulares, o veículo ainda apresenta tração 4×2 e comporta carrocerias de 12 m a 14 metros.
De acordo com Nucci, a produção do K 230E B4x2LB não interferirá na parceria firmada em 2022 entre a Scania e a encarroçadora paulista Caio para a produção do ônibus urbano eMillennium, com tração elétrica da Eletra e motor e bateria da WEG, que seguirá normalmente, pois neste caso a Scania fornece apenas o chassi. Já o novo ônibus será integralmente montado com componentes da própria empresa, produzidos no Brasil ou em unidades do exterior.