(31/07/2024) – Embora tenha encerrado suas operações fabris no Brasil, a Ford manteve as atividades de desenvolvimento e engenharia na Bahia. Na semana passada, a empresa anunciou novo investimento para a ampliação do Centro de Desenvolvimento e Tecnologia no Senai Cimatec Park, em Camaçari (BA).
O novo prédio, segundo nota da Ford Brasil, será dedicado à área de engenharia. A solenidade de assinatura do contrato para a execução das obras foi realizada no dia 25 de julho, com a presença de autoridades do Governo da Bahia, empresários e representantes da FIEB – Federação das Indústrias do Estado da Bahia.
O ato marcou também o início da construção do primeiro prédio do Science Park, novo polo colaborativo do Cimatec Park para o desenvolvimento científico conectado com os desafios das indústrias baianas e do Brasil.
Segundo nota do Senai Cimatec, as duas obras representam um investimento de R$ 64 milhões e têm previsão de conclusão em 2026. Carlos Henrique Passos, presidente da FIEB, afirmou: “o início das obras do Science Park marca um momento histórico para a Bahia. Este centro de excelência não apenas atrairá investimentos, mas também fortalecerá a colaboração entre universidades, indústrias e startups, fomentando um ecossistema vibrante de tecnologia e ciência”.
INTELIGÊNCIA AUTOMOTIVA – De acordo com a Ford, o seu Centro de Desenvolvimento e Tecnologia, instalado desde 2022 no Cimatec Park, é um dos pilares do seu atual modelo de negócio no Brasil. “Ele é um dos nove centros de engenharia da Ford no mundo, exportando inteligência automotiva para a criação do futuro da mobilidade, incluindo veículos eletrificados, conectados e tecnologias autônomas”, informa a empresa.
O centro conta com um time altamente especializado, formado por mais de 1.500 profissionais, que dedica 85% do tempo a projetos globais e é responsável pelo desenvolvimento de um terço de todas as funcionalidades e tecnologias presentes nos carros da marca no mundo.
As instalações da Ford no Cimatec Park somam hoje 6 mil m², distribuídos por seis prédios, onde funcionam escritórios, laboratórios de realidade virtual e uma área de “teardown” – que realiza a desmontagem e análise de componentes. É a empresa com maior área dentro do ecossistema de inovação.
O novo prédio de engenharia terá capacidade para abrigar até mil pessoas, incluindo escritórios, laboratórios de desenvolvimento, área de treinamento e auditório. A construção deverá ser concluída até o início de 2026.
“Essa ampliação reforça o compromisso da Ford em continuar investindo nos talentos brasileiros e nos posiciona como um dos centros de desenvolvimento da Ford mais competentes no mundo”, diz Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. “A parceria junto ao Senai Cimatec na Bahia é fundamental para esse crescimento, permitindo uma formação de alta qualificação em um ambiente de tecnologia e inovação”.