São Paulo, 25 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

27/07/2024

O que é usinar de forma inteligente?

(28/07/2024) – Há alguns anos a Iscar, multinacional israelense fabricante de ferramentas de corte, vem batendo numa tecla: para aumentar a produtividade e a eficiência e, portanto, serem mais competitivas, as indústrias precisam usinar de forma inteligente.

A nova campanha global da empresa, a LOGIQUICK, que está chegando agora ao mercado nacional, toca novamente neste ponto, com a seguinte questão: You Machining Intelligently?, ou seja: você usina inteligentemente?

Mas o que vem a ser usinagem inteligente? Fomos perguntar a Leonardo Barbosa, presidente da Iscar do Brasil. “Para usinar de forma inteligente é preciso olhar para todos os pontos que envolvem a produção, indo além da ferramenta e da remoção do cavaco em si”, diz o executivo, frisando que se trata de um conceito que a Iscar está levando a todos os seus clientes.

Barbosa acrescenta que é preciso atentar para todo o processo de produção, antes ainda de começar a remover cavaco. “É preciso utilizar em sua plenitude todos os recursos disponíveis na fábrica e trabalhar com qualidade, produtividade e eficiência”.

O executivo lembra ainda que, embora representem uma pequena parcela dos custos de produção de uma peça, as ferramentas têm capacidade de contribuir para a redução do custo de todo o processo.

O conceito abrange ainda outros pontos como a digitalização, que através dos constantes investimentos em novos apps e novas features, trazem aassistência digital para os profissionais da indústria, incluindo lay-outs de ferramentas e sólidos 3D, bem como programação CNC. “Ou seja, é olhar para a usinagem de uma forma mais global”.

Produtos Diferenciados – A campanha, é claro, conta também com vários produtos diferenciados, com novas geometrias e novas classes para todas as operações de usinagem: torneamento, fresamento, furação, corte e canal.

São inúmeros os novos produtos, mas Barbosa tem usado como exemplo a nova Logiq6Turn, da linha de torneamento. “A combinação de uma ferramenta triangular de seis arestas com geometria de ponta DNMG reúne sofisticação, com sua tecnologia de prensagem e sua concepção, e simplicidade, pois não deixa de ser uma pastilha ISO, ou seja, temos uma pastilha DNMG com 6 arestas de corte (em geral as ferramentas deste tipo têm quatro arestas). Além de contar com quebra-cavaco e classes inovadores, que garantem excelente controle do cavaco, ótimo acabamento superficial, menor consumo de potência, além de trazer redução de custos”.

Além disso, a nova linha traz produtos que abordam muitos outros aspectos da usinagem que vêm contribuir para a inteligência do processo de usinagem como todo. É o caso das ferramentas que trazem a refrigeração direcionada à zona de corte, o que amplia a vida útil da pastilha, oferece corte mais efetivo e possibilidade de trabalhar com parâmetros mais otimizados.

Ou as ferramentas que reduzem a vibração, lembrando que a vibração é uma inimiga de um bom processo de usinagem, na medida em que provoca lascamentos, o que reduz a vida útil das ferramentas, interfere na manutenção da máquina, aumenta o esforço de corte e tem efeito direto na qualidade do acabamento superficial.

“Este conjunto de conceitos e novos produtos é que vão trazer maior produtividade e prosperidade para as indústrias”, afirma Barbosa, lembrando que, desde março quando a nova campanha foi lançada globalmente, a subsidiária brasileira vem trabalhando na formação de estoques e treinamento das equipes técnicas e de vendas.

Boas Expectativas – O executivo avalia que a nova campanha chega no momento ideal, quando a indústria nacional parece estar iniciando um processo de recuperação.

“Nós tivemos um bom primeiro semestre, embora abaixo das nossas projeções iniciais, até porque a economia em geral e a indústria em particular não contribuíram. Trabalhamos bastante em novos projetos, propondo melhorias de processos aos clientes e redução de custos e fomos bem-sucedidos, tanto que o segundo trimestre ficou 10% acima do desempenho do primeiro”.

“Para este segundo semestre esperamos resultados superiores ao do primeiro semestre”, diz Barbosa, confiante nos trabalhos desenvolvidos junto aos clientes e da nova campanha, que está sendo levada agora para o mercado “através de nossa equipe de vendas, mantendo o compromisso de levar novos produtos e novas tecnologias para poder apoiar nossos clientes a ganhar produtividade e eficiência”, completa.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.