(28/07/2024) – A Stellantis comunicou ao mercado na semana passada a venda do controle acionário da Comau, empresa de automação e robótica do grupo, para o fundo de private equity One Equity Partners. Segundo a nota divulgada à imprensa, o spin-off da Comau faz parte do acordo estratégico estabelecido durante a fusão entre a antiga FCA e o Group PSA em janeiro de 2021, que formou a Stellantis N.V.”.
De acordo com Carlos Tavares, CEO da Stellantis, a transação foi planejada para ajudar a Comau a alcançar autonomia e fortalecer ainda mais seu sucesso, no apoio a todos os participantes, especificamente funcionários e clientes. Isto também permite à Stellantis concentrar-se em suas principais atividades comerciais na Europa.”
“A Comau é líder em automação industrial com tecnologias robóticas pioneiras que tem uma enorme capacidade de crescimento”, disse Ante Kusurin, sócio no One Equity Partners. “Nós temos um profundo conhecimento em executar transações complexas e acreditamos que temos os recursos para posicionar a Comau como um negócio autônomo de sucesso.”
Já Pietro Gorlier, CEO da Comau, observou: “Essa operação acompanha o plano estratégico da Comau, que visa expandir seus negócios para além do setor automotivo, direcionado ao crescimento da demanda global por automação industrial. Isso também consolidará a posição da Empresa como um forte líder internacional no seu setor, mantendo suas sólidas raízes italianas.”
O presidente executivo Alessandro Nasi e o CEO Pietro Gorlier manterão suas responsabilidades, assim como a Equipe Executiva.
Com sede em Turim, Itália, a Comau possui uma rede internacional de 7 centros de inovação e 12 fábricas que abrangem 12 países e empregam 3.700 pessoas.