São Paulo, 25 de novembro de 2024

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20/07/2024

Marcopolo Rail amplia capacidade de produção em Caxias

(21/07/2024) – A Marcopolo Rail, empresa do grupo Marcopolo dedicada ao desenvolvimento e produção de novos modais sobre trilhos, ampliou a sua capacidade produtiva com uma nova estrutura de 2.600 m² de área, em Caxias do Sul (RS). Lá serão produzidos veículos 100% nacionais de forma integral, que vão atender às diferentes demandas por transporte ferroviário de passageiros no Brasil e na América Latina, além de contar com a possibilidade de desenvolver projetos com parceiros estratégicos em serviços de modernização de veículos.

Entre os modelos fabricados na nova unidade está o Prosper, que entrou em operação neste mês de julho no Trem do Pampa de Sant’Ana do Livramento, da Giordani Turismo, no Rio Grande do Sul, que irá percorrer o trajeto de 20 km, entre as estações de Sant’Ana do Livramento e Palomas.

“Esse produto reforça o nosso compromisso em ser protagonista no desenvolvimento soluções de transporte de passageiros de alta capacidade, inovadoras e tecnológicas. O início dessa operação consolida a atuação da Marcopolo Rail e demonstra a versatilidade da companhia para atender aos diferentes segmentos ferroviários, sejam eles turísticos, intercidades ou urbanos seja no Brasil ou no exterior”, informou Petras Amaral Santos, gerente executivo da Marcopolo Rail.

Investimentos em infraestrutura – A ampliação da estrutura fabril deve melhorar a competitividade da unidade, pois além de possuir equipamentos de ponta, conta também com uma equipe de produção altamente especializada, com capacitação constante de seus profissionais. O novo pavilhão atende às normas internacionais com fluxo mais ergonômico e eficiente, o que trouxe agilidade na movimentação de componentes e materiais e, consequentemente, aumento da produtividade.

Para a criação do novo espaço, foram feitos investimentos em infraestrutura, com novas máquinas e equipamentos, novos gabaritos e pontes rolantes, além de uma área de armazenagem e logística própria. Combinado a tudo isso, a Marcopolo Rail está localizada em um espaço que permite a sinergia com outras áreas da Marcopolo, como o centro de fabricação de componentes e cabines de pintura, tornando os processos mais ágeis e simplificados.

Outro modelo desenvolvido pela Marcopolo Rail é o Prosper VLT Hybrid. “O veículo híbrido é voltado para o transporte urbano e intercidades, combinando a eficiência dos motores diesel e elétrico com baterias. O que proporciona melhor desempenho e autonomia na operação, além de reduzir as emissões de CO2”, destaca o gerente executivo da unidade.

Atualmente, entre os projetos em produção pela Marcopolo Rail, estão os modelos People Movers e o fornecimento de três unidades Diesel Multiple Units, DMUs, com dois carros cada do modelo Prosper, à Empresa de los Ferrocarriles del Estado – EFE Trenes de Chile, empresa pública responsável pela gestão da rede ferroviária do país.

Formação de mão de obra especializada – A Marcopolo Rail investirá também na formação de equipes de engenharia, para atuar no desenvolvimento de projetos para o segmento ferroviário. A iniciativa permite que a companhia esteja preparada para desenvolver veículos cada vez mais personalizados, de acordo com os diferentes desafios do setor de transporte sobre trilhos no país, além de contribuir com a valorização dos profissionais brasileiros.

“Com as novas instalações e equipes qualificadas, vamos desenvolver produtos da mais alta qualidade e ainda temos condições de nos aliar a parceiros estratégicos consagrados no mercado. Podemos dizer que estamos prontos para acompanhar o crescimento do setor, no Brasil e no exterior, tornando o Brasil uma referência em soluções em mobilidade”, conclui Petras Amaral.

Prosper Marcopolo Rail – Características (Versão Intercidades)

Fabricação 100% Nacional; Atendimento às normas internacionais ferroviárias; Ampla área envidraçada; Movimentação Bidirecional; Alta capacidade de customização; Baixo LCC – life cycle cost; Largura externa máxima 2.900 mm; Altura máxima do veículo 3.900 mm; Comprimento aproximado de cada carro 18.000 mm; Capacidade total: até 122 passageiros sentados na versão 2 carros; Velocidade máxima operacional: 80 km/h.

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