(07/07/2024) – A cidade de Uberaba, no Triângulo Mineiro, vai receber uma fábrica de máquinas agrícolas. A Oxbo do Brasil Equipamentos Agrícolas vai investir R$ 50 milhões para instalar uma unidade de produção de colheitadeiras.
Com sede em Roosendaal, Holanda, a Oxbo possui fábricas na Holanda, Estados Unidos, Reino Unido, França e Brasil. A fábrica brasileira está instalada em Cruz Alta (RS), operando desde 2015.
A estimativa é que a nova unidade gere 70 empregos diretos. A empresa vai construir uma unidade de produção de colheitadeiras agrícolas que vai contar com estrutura de processos de manufatura, nacionalização de máquinas agrícolas e o lançamento de novos produtos. O anúncio foi realizado no final de junho no Centro Administrativo de Uberaba.
A Oxbo contou com o suporte da Invest Minas, agência de investimentos vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico. Leonir Vargas Belarmino, gerente-executivo da Oxbo no Brasil, destacou o trabalho da agência. “O papel da Invest Minas foi muito importante, já que nos apresentou as opções do estado. Também atuou em reuniões junto com prefeituras, nos mostrou áreas, e, a partir daí, conseguimos chegar a este momento”.
A empresa vai se instalar em uma área de mais de 96 mil m², no Distrito Industrial II, onde anteriormente operava uma unidade de produção de tubos da Amanco. O início das operações está previsto para o próximo ano.
Um dos motivos que levaram a Oxbo a optar por Uberaba foi a concentração de produtores de café na região. Entre os produtos fabricados pela Oxbo estão as colheitadeiras de café. “Uberaba tem uma localização estratégica para atender a demanda destes produtos na região”, disse o gerente da Oxbo.
A Oxbo se desenvolveu ao longo de décadas com a participação de várias empresas que se fundiram, incluindo a Ploeger, Byron, Pixall, Korvan, FMC, Bourgoin, PMC e BCMH. Hoje integrante da holding holandesa Ploeger Oxbo Internacional, o grupo possui cerca de 1.300 funcionários, em sete instalações de fabricação.