(13/12/2023) – O novo Guia Salarial 2024 da consultoria de recursos humanos Robert Half aponta que 54% das companhias brasileiras planejam abrir novas vagas de trabalho no próximo ano.
Em sua 16ª edição, o estudo mostra que 55% das empresas brasileiras estão mais confiantes para 2024, o que incentiva a abertura de novos postos de trabalho: 54% delas pretendem abrir novas vagas, 38% planejam preencher posições abertas, mas sem aumentar o headcount, 6% indicam congelamento de vagas e apenas 2% indicam redução do quadro.
No entanto, as empresas ainda se deparam com dificuldades para atrair talentos, visto que o volume de mão de obra qualificada não supre a demanda das companhias e as taxas de desemprego continuam em queda.
“Atualmente, o índice de desocupação do profissional qualificado, ou seja, aquele a partir dos 25 anos com ensino superior completo, gira em torno de baixos 3,5. O problema é bastante visível principalmente na área de Engenharia, na qual especialistas em supply chain, logística e ESG seguem entre os profissionais mais procurados pelo mercado.
As áreas de logística e de gerenciamento da cadeia de suprimentos continuam em alta e ainda carentes de profissionais qualificados”, diz Carolina Cabral, diretora da Robert Half. “O nosso estudo também reforça o aquecimento da área de ESG, com algumas ressalvas. A demanda existe, mas ainda não é equilibrada, especialmente entre as grandes empresas”.
Vendas & Marketing – Em outra área em expansão de mão de obra, a de Vendas & Marketing, os profissionais mais procurados são os especialistas em business intelligence, os gerentes comerciais, os especialistas em vendas técnicas, os analistas de marketing e os analistas de CRM.
Os mais difíceis de encontrar neste setor são, de acordo com o guia, os especialistas em business intelligence, os especialistas em transformação digital e os analistas de marketing digital.
Na área de Tecnologia, outro setor em alta, os profissionais mais requisitados são consultor ERP, engenheiro de dados, analista de segurança da informação – coincidentemente também os mais difíceis de encontrar, assim como especialistas em cloud. Desenvolvedor RPA/automação e gerente de TI também têm sido bastante requisitados.
Para acessar o Guia Salarial Clique Aqui