(24/09/2023) – O segmento de óleo e gás (O&G) representa 15% do PIB industrial brasileiro. E tende ao crescimento: de acordo com o IBP – Instituto Brasileiro do Petróleo e Gás, até 2031, estão previstos investimentos de US$ 180 bilhões.
De acordo com o engenheiro Neider Oliveira Soares, especialista da Gühring Brasil, a empresa está presente neste segmento com um amplo portfólio de ferramentas voltadas para empresas que fabricam peças e equipamentos para a indústria de O&G.
É o caso das brocas-canhão EB80 XXL e EB100, produzidas em metal duro inteiriço, especialmente voltadas para tolerâncias apertadas em furações profundas. Estas ferramentas podem ser aplicadas em ligas de Inconel 718, aço inoxidável, Duplex ou Super Duplex usados na confecção de tubos, em cabeças de perfuração de rocha em aço níquel de alta resistência ou em bombas de transferência em aço inoxidável.
“Nosso portfólio tem várias soluções para o segmento de óleo e Gás, como é o caso da broca intercambiável HT 800 WP, de alto desempenho, em aplicações que exijam diâmetros de furos que variam de 11,00 a 40,00 mm, com profundidades 5xD, 3xD, 5xD, 7xD e 10xD”, ressalta Soares. Cita também a EB800 que é indicada para furações profundas de até 2.000 mm, “sendo que a confiabilidade, a diversidade e a produtividade são pontos relevantes da linha”.
Outra solução de ponta para este setor são as fresas da linha RF 100 Speed, com hélice de 48° e a distribuição desigual da aresta de corte. Outro destaque é a série RF 100 Diver que se caracteriza pela alta flexibilidade. Segundo Soares, a RF 100 Diver pode realizar cinco tipos de operações: furação, rampa, rasgos de chaveta (slots), desbaste e acabamento.
“Um dos pontos fortes da Gühring é sua área de ferramentas de rosqueamento, representada pela linha PowerTap, que é composta por 26 itens e produzida em aço cobalto, capaz de usinar variados tipos de materiais, como aços em geral, aços inoxidáveis, ferro fundido, alumínio e suas ligas”, diz. “Já a família de machos de corte Pionex de alto desempenho é voltada, principalmente, para usinagem de aços inox e ligas de difícil usinabilidade”.
Outro destaque do portfólio, conforme soares, são os alargadores HR 500 de alta performance e geometria revolucionária. A ferramenta vem com as coberturas Nano A, Signum e Carbo, sendo que esta última é para usinagem de alumínio. “A cobertura Signum é voltada para aplicações em ferro fundido e a Nano A para uso geral, principalmente, em aços. Temos também a versão em Cermet, muito comum para aplicações em aços e ferros fundidos GGG”, finaliza o engenheiro.