(13/08/2023) – A Apolo Tecnologia em Polímeros, empresa do Grupo Marcopolo, inaugurou sua segunda fábrica em Farroupilha (RS), de modo a expandir a produção de peças plásticas e produtos com grafeno para setores como o automotivo, agrícola, moveleiro e hospitalar.
A implantação da unidade consumiu investimentos de R$ 24 milhões, incluindo a compra de 13 novas máquinas de injeção de última geração e injetores híbridos termoplásticos, com capacidade entre 220 t e 1.500 toneladas.
Com o novo maquinário, a Apolo ampliou a sua capacidade de produção para 300 mil t por mês. A nova linha pode fabricar peças de diferentes tamanhos e formatos, de 7 g até 7,5 quilos.
“A nova fábrica detém expertise e tecnologia para desenvolver e produzir peças poliméricas, com ou sem grafeno, em substituição às peças metálicas para os mais diferentes mercados”, destaca André Castilhos, diretor executivo da Apolo. “Podemos participar de qualquer projeto desde o codesign até o desenvolvimento do ferramental, ou apenas proceder à injeção de um produto já existente.”
De acordo com Castilho, parte do processo produtivo é totalmente robotizada, permitindo redução de 20% no tempo de entrega das peças e uma economia de 30% no consumo de energia.
A nova unidade também prima pela preocupação ambiental. A companhia investiu em diversas iniciativas de sustentabilidade, como linha de produção com baixo ruído, inferior a 55 decibéis, sistema de energia fotovoltaica para abastecer todas as instalações (com capacidade de produção de cerca de 500 kVA/mês) e aproveitamento da água da chuva nos processos produtivos.
As cisternas instaladas no telhado para a captação da água da chuva atendem à demanda mensal da unidade de 360 mil litros, e a água de reuso é empregada em processos como resfriamento dos moldes e refrigeração dos motores e máquinas.
Já as paredes dos escritórios foram erguidas com tijolos fabricados a partir de resíduos de plásticos. Mais de 4 mil kg de resíduos plásticos foram utilizados para produzir 7.500 tijolos.
As ações de responsabilidade social são outro diferencial. Na nova fábrica da Apolo, 60% do quadro de profissionais, por exemplo, é composto por mulheres.