São Paulo, 03 de janeiro de 2025

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

22/07/2023

Sandvik projeta crescimento para o segundo semestre

(23/07/2023) – Após um primeiro trimestre de muitas incertezas, agravado com as paradas de fábricas para adequação de estoques no setor automotivo, a Sandvik Coromant do Brasil já observou um movimento de recuperação no segundo trimestre, com alta de dois dígitos sobre o trimestre anterior. Na avaliação da empresa, esta deve ser a tendência para os próximos dois trimestres.

“O que estamos prevendo para os próximos trimestres é um crescimento moderado, mas constante. O terceiro melhor que o segundo e o quarto melhor que o terceiro”, afirma Cláudio Camacho, vice-presidente de Vendas da Sandvik Coromant América do Sul.

O executivo explica que os estoques das montadoras estão sendo reduzidos, o que traz a perspectiva de aumento na produção. Ao mesmo tempo, algumas empresas – com a retração no mercado interno – voltaram seus esforços para a exportação, o que já trouxe alguma recuperação na produção.

“Temos agora uma conjunção de fatores positivos. Além da redução dos estoques e um provável aumento da produção do setor automotivo, temos o segmento agrícola que deve bater o recorde de produção este ano (e já se fala de um novo recorde no próximo ano). Com o lançamento do Plano Safra, com mais recursos para os financiamentos, os agricultores devem voltar a comprar máquinas”, explica.

Outro ponto positivo é a perspectiva de queda nas taxas de juros. “Mesmo que não seja uma grande redução, será uma sinalização de que o pior já passou. Trará maior confiança para a realização de investimentos”, acrescenta. Além disso, Camacho lembra que outros setores industriais, como o aeroespacial e o de óleo e gás, também estão dando sinais de recuperação, o que deve contribuir para incrementar o volume de negócios.

Novos Produtos – De outro lado, Camacho está com boa expectativa sobre os novos produtos que vão ser lançados no mercado brasileiro no CoroPak 2, em setembro. Alguns deles já chegaram ao Brasil para a realização de testes em clientes e os resultados são bastante positivos.

O executivo destaca dois deles: o CoroCut 2 e a fresa MR80. O CoroCut 2 é uma pastilha de bedame que traz nova tecnologia de estabilidade no porta-ferramenta e que chega com novas classes e novas geometrias. “Os testes têm apresentado resultados impressionantes. É uma mudança de tecnologia, praticamente uma revolução na área de bedames, que é uma operação muito importante dentro do torneamento e creio que vai trazer ganhos importantes para nós”.

Já a MR80 é um fresa com pastilhas redondas que nos testes realizados em vários clientes, no mundo e também aqui no Brasil, tem se destacado em pontos muito valorizados pelos usuários. “Principalmente no que se refere ao aumento da produtividade e aumento da vida útil das ferramentas”.

Camacho lembra que o Grupo Sandvik acaba de divulgar o balanço global do segundo trimestre: o faturamento cresceu 16% sobre o mesmo período do ano passado e a lucratividade também registrou melhora. “Levando em consideração que a economia chinesa está crescendo abaixo das expectativas dos especialistas e que o mercado norte-americano também está crescendo menos que o esperado, o desempenho do Grupo Sandvik como um todo foi considerado positivo”.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.