São Paulo, 26 de dezembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

08/07/2023

Manufatura moderna: a digitalização começa com CAM

(09/07/2023) – O sistema CAM deverá desempenhar um papel cada vez mais central nas estratégias de digitalização das empresas de manufatura no futuro. Este é o ponto que a Open Mind Technologies, desenvolvedora do hyperMill, está enfatizando no momento: conectar os sistemas usados ao longo do processo de produção é um requisito fundamental para que os sistemas CAM assumam esse papel.

Nesse sentido, a própria Open Mind adquiriu a especialista em MES, Hummingbird Systems GmbH, no início de 2022. A integração de CAM e MES é apenas um exemplo da capacidade de comunicação que será exigida pelos sistemas CAM no futuro.

“Todos estão falando de digitalização, Indústria 4.0 e a Internet das Coisas. Empresas de pequeno a médio porte com operações de usinagem querem saber como podem se manter atualizadas”, diz Michael Förster, gerente de marketing de produtos CAD/CAM da Open Mind. “Com o código NC gerado a partir de dados CAD, cada uma dessas empresas já possui um processo digital implementado. Isso pode servir como ponto de partida, sendo que a conectividade tem um papel fundamental a desempenhar.”

Com base na experiência da Open Mind e da Hummingbird, as estratégias abrangentes de digitalização de grandes empresas são, em muitos casos, amplas demais para as pequenas e médias empresas. Uma abordagem mais adequada seria buscar soluções de digitalização em etapas, começando com o sistema CAD/CAM.

Segundo a empresa alemã, há diferentes estratégias disponíveis com base no cenário de TI da empresa: vincular o processo em torno de dados CAD, CAM e NC a um sistema de gerenciamento do ciclo de vida do produto (PLM) ou sistema de execução de manufatura (MES). Isso permite a integração de um sistema de gerenciamento de ferramentas, tornando os dados CAD acessíveis em toda a empresa e usando comunicação bidirecional com os controles da máquina.

Processos avançados – De acordo com a Open Mind, o fluxo de dados desde o projeto até a produção pode ajudar a otimizar o processo por meio de uma melhor conexão em rede. Simulações baseadas em códigos NC reais e processos avançados de otimização são possíveis com base na comunicação bidirecional entre o sistema CAM e o controlador da máquina.

Em um documento eletrônico, a Open Mind responde à pergunta “que papel o sistema CAD/CAM desempenhará em um mundo cada vez mais conectado?”. Para acessar o documento eletrônico Clique Aqui

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.