(25/06/2023) – O conglomerado japonês Nidec e a Embraer firmaram um acordo para criar uma nova empresa chamada Nidec Aerospace, cujo objetivo é desenvolver sistemas elétricos de propulsão para o setor aeroespacial e mobilidade urbana.
A transação visa combinar sinergias complementares e expertises em áreas distintas das engenharias das duas companhias, de modo a disputar a liderança nesta nova era da mobilidade aérea.
A nova empresa foi apresentada na 54ª edição do Paris Air Show, que se encerra neste domingo, 25, em Paris, França.
A Nidec Aerospace será uma sociedade na qual a Nidec terá 51% de participação e a Embraer, os demais 49%.
A matriz da empresa será localizada na sede da Nidec Motor Corporation (NMC) em Saint Louis, Missouri (Estados Unidos), e contará com o suporte das unidades industriais das duas companhias no Brasil e no México.
“A parceria é uma extensão natural dos investimentos contínuos das duas empresas em tecnologias verdes para acelerar a neutralidade de carbono”, disse Michael Briggs, vice-presidente sênior da Nidec e presidente da unidade de negócios de Motion & Energy. “Estamos confiantes que a Nidec Aerospace tem todas as condições de liderar o processo de eletrificação de aeronaves”.
De acordo com Briggs, a Nidec e a Embraer tem uma longa história de colaboração tecnológica e de negócios com outros parceiros pelo mundo e ambas têm explorado uma ampla gama de conceitos sustentáveis, prospectado tecnologias e mercados de alto potencial de crescimento.
Não é o primeiro acordo fechado pela Nidec com uma empresa brasileira. Em 2018, o grupo adquiriu a fabricante catarinense de motores elétricos Embraco, que então estava sob o controle da norte-americana Whirlpool, em um negócio de US$ 1 bilhão.
A nova empresa desenvolverá e fabricará, principalmente, sistemas para veículos elétricos de decolagem e pouso vertical (eVTOL, na sigla em inglês) e futuramente para outros modelos de mobilidade aérea.
O primeiro cliente da Nidec Aerospace a encomendar o sistema elétrico de propulsão é a Eve Air Mobility, uma empresa criada pela Embraer e que já está bem posicionada no mercado de mobilidade aérea urbana.