(21/05/2023) – A Agrishow 2023 – 28ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, realizada no início do mês em Ribeirão Preto (SP), estabeleceu novo recorde. Segundo os organizadores do evento, foram gerados R$ 13,290 bilhões entre negócios realizados e intenções de compra em máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem.
O montante representa crescimento nominal de 18% e aumento real de 9,5% (descontada a inflação) em relação à edição de 2022, quando foram computados R$ 11,243 bilhões de negócios gerados e intenções de compra de máquinas agrícolas, de irrigação e de armazenagem.
Várias empresas também divulgaram balanços de sua participação na feira. A Komatsu, por exemplo, informa que suas vendas no evento ultrapassaram R$ 100 milhões. “Historicamente, a Agrishow sempre trouxe bons resultados de negócios para nossa empresa, mas a edição de 2023 foi ainda melhor e superou nossas expectativas”, revela Chrystian Garcia, diretor de Vendas e Marketing da Divisão de Equipamentos de Construção, acrescentando que a empresa comercializou máquinas de todos os modelos apresentados durante a feira, ou seja, escavadeiras hidráulicas, pás-carregadeiras, motoniveladoras e tratores de esteira e que, este ano, as vendas para o agronegócio devem representar mais de 20% dos negócios da Divisão de Equipamentos de Construção da Komatsu.
A XCMG Brasil também superou o volume de negócios concretizados na edição passada, apesar das altas taxas de juros. “Percebemos que o mercado agrícola está ainda ressentido com a falta de crédito e com as altas taxas de financiamento. Mas, mesmo assim, conseguimos obter um aumento nas vendas próximo de 5% em relação à edição de 2022, ainda que as vendas pós-feira se estendam por algumas semanas devido a necessidade de análise e aprovação de crédito”, afirmou Renato Torres, diretor comercial da XCMG. ”Esperamos uma reação positiva para o segundo semestre”.
Fabricante de plantadeiras, a Jumil registrou faturamento 30% maior na edição deste ano do que na anterior. “Vendemos 223 máquinas, que resultou num aumento de faturamento de 30% em relação à edição anterior da feira. A expectativa é aumentar esse número pós-evento”, informa o agrônomo Rômulo Venturini, coordenador de marketing da Jumil.
Para João Carlos Marchesan, vice-presidente do Conselho de Administração da Abimaq e novo presidente da Agrishow, “a feira cresce fortemente a cada ano e apresenta máquinas, tecnologias e soluções para todos os tamanhos de propriedade rural e para os variados tipos de cultura, atendendo as principais demandas para o produtor rural crescer”.
A próxima Agrishow será realizada entre os dias 29 de abril e 3 de maio de 2024.