São Paulo, 01 de novembro de 2024

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15/04/2023

CoroTap: rosqueamento seguro e de qualidade em alumínio

(16/04/2023) – A Sandvik Coromant acaba de colocar no mercado mundial a nova geração de ferramentas CoroTap 100 e CoroTap 400 de machos para rosqueamento em alumínio com cavacos curtos e sem cavacos. As ferramentas oferecem alta segurança de processo e vida útil previsível.

Geralmente, o rosqueamento é a última operação das peças e a última coisa que se quer nesses casos é que o macho quebre. É por isso que a segurança do processo e a vida útil previsível da ferramenta são fatores de extrema importância quando se fala de rosqueamento com macho. “As ferramentas de última geração CoroTap 100 e CoroTap 400 com desempenho otimizado em alumínio, podem atender as extremamente rigorosas exigências de segurança do processo e oferecer um alto nível de confiabilidade e vida útil consistente da ferramenta”, destaca a fabricante em comunicado de imprensa.

O macho com canal reto CoroTap 100 apresenta aresta com arredondamento refinado que ajuda a remover rebarbas e melhorar o acabamento superficial. A combinação da espessura do núcleo, ângulos de saída/alívio e largura da fase proporciona uma geometria ideal do canal com excelente escoamento de cavacos. Em furos profundos, o chanfro traseiro melhora a capacidade de rosqueamento.

Já o macho laminador CoroTap 400 tem um formato otimizado com ressalto desenvolvido para usinagem em alumínio e um tratamento superficial com baixo coeficiente de atrito, o que produz um acabamento superficial de rosca liso e polido. Com um comprimento de rosca reduzido, o macho fica menos em contato com o material, reduzindo o consumo de energia e o torque. Por último, os furos de refrigeração escalonados oferecem excelente fluxo de fluido de refrigeração na zona de formação de roscas e um processo de formação seguro.

A Sandvik Coromant lembra que, nos processos de produção, o rosqueamento com macho pode ser um gargalo e o aumento da produtividade frequentemente é uma necessidade. Por exemplo, um bloco de motor típico em alumínio pode ter até 12 roscas diferentes em sua estrutura e o rosqueamento com macho é o processo mais demorado. Com o novo macho com canal reto e o macho laminador, pode-se aumentar a produtividade e reduzir o custo por peça.

“As duas geometrias são combinadas com os mais recentes tratamentos superficiais, substratos e revestimentos, o que dá a capacidade de usar parâmetros de corte mais elevados com uma vida útil significativamente melhorada da ferramenta, o que resulta em uma redução do custo por peça”, diz Robert Smith, gerente de Oferta em Furação e Materiais Compostos da Sandvik Coromant.

Os dois machos podem ser usados para furos cegos e passantes em diversas peças como blocos de cilindros, cabeçotes, carcaças de motores elétricos, caixas de transmissão e suportes de bateria. Smith continua: “Esses produtos são benéficos para quem usina alumínio, em especial nos setores automotivo, de mobilidade elétrica e engenharia em geral”.

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