(29/01/2023) – Neste início de ano, a Mazak inaugurou sua mais recente unidade nos Estados Unidos. A nova fábrica, com cerca de 2.500 m², instalada no complexo industrial da empresa no Kentucky, será dedicada à produção e montagem da linha Syncrex, composta de máquinas “swiss-style” (tornos suíços), projetadas para a produção de peças pequenas com alta precisão.
Com capacidade de produção de até 10 máquinas por mês, o prédio da Syncrex possui estrutura necessária para a montagem de 16 modelos diferentes da Série Syncrex para atender o mercado norte-americano. As máquinas vêm em quatro capacidades de barstock (20/25/32/38) e quatro configurações diferentes com sete, oito e nove eixos, incluindo um modelo com eixo B.
O fluxo de produção através do edifício começa a partir de uma base usinada que progride através de operações de montagem e procedimentos de alinhamento, teste, inspeção e escoamento antes do envio.
“Embora o nome do prédio seja Syncrex Assembly Plant, muito mais do que apenas montagem acontece lá”, comenta Kevin Sekerak, gerente da fábrica da Mazak. “Dentro do fluxo de produção do novo prédio, incorporamos o suporte a aplicações, o que é extremamente crítico para este tipo específico de máquina”.
“Esse suporte envolve a integração de várias formas de automação e outros sistemas auxiliares junto com as máquinas e, em seguida, testá-los para garantir que todos operem de acordo com os requisitos e especificações de desempenho do cliente. Frequentemente, os especialistas em aplicações trabalham lado a lado com os técnicos de montagem durante as entregas de uma máquina ao cliente”, detalha Sekerak.
Lançada em 2021, a nova linha Syncrex expandiu ainda mais o portfólio de máquinas-ferramenta da Mazak. As máquinas Syncrex com cabeçote móvel são construídas com peças fundidas compostas de alto amortecimento da Mazak (HDCC), que aliás são produzidas e usinadas nas instalações da empresa no Kentucky.
Segundo a empresa, a base de alta rigidez oferece maiores características de amortecimento de vibração, menos crescimento térmico e maior capacidade de superfície da peça quando comparada a uma máquina com base de ferro fundido. “A Mazak também produz fusos, cabeçotes, chapas metálicas e muitos outros componentes-chave da linha Syncrex nas fábricas de Kentucky, para garantir que cada máquina forneça a maior precisão e repetibilidade possíveis”.