(14/12/2022) – Em julho passado, diante de um quadro de permanência das dificuldades de abastecimento, principalmente de componentes eletrônicos, a Anfavea revisou suas projeções para 2022. No caso da produção de caminhões e ônibus, a entidade avaliou que o cenário mais provável era o de igualar os números registrados em 2021, ou seja, 178 mil unidades produzidas.
Porém, no segundo semestre, com uma leve melhora no quesito abastecimento, a produção de veículos surpreendeu positivamente e está superando as expectativas do setor. De janeiro a novembro foram produzidos 147,4 mil unidades de caminhões, número levemente superior (0,7%) ao registrado no mesmo período do ano passado: 146,4 mil.
O destaque principal em 2022 vem sendo o segmento de ônibus, que está em forte recuperação. Neste ano já foram produzidos 29,9 mil chassis de ônibus, volume 71,4% maior que o apurado de janeiro a novembro de 2021, quando foram fabricadas 17,4 mil unidades.
Portanto, a produção já soma 177,3 mil unidades, praticamente a projeção estabelecida em julho. É possível até que o número, ao final do ano, supere as projeções iniciais da entidade – feitas em janeiro – de um total de 192 mil unidades.
“São números relevantes, boa parte destinada à exportação”, comentou Luiz Carlos Moraes, ex-presidente da Anfavea que participou da coletiva de imprensa da entidade no início deste mês. “A esses números ainda se somará a produção de dezembro, o que deve dar um resultado bastante expressivo, embora em 2022, diferentemente de 2021, as férias coletivas estarão concentradas em dezembro”.
De acordo com a Anfavea, as perspectivas são positivas, mas a indústria continuará tendo de superar desafios importantes em 2023. Entre eles, a continuidade da falta de componentes eletrônicos, principalmente no primeiro semestre. “Tivemos um alívio em relação ao ano passado e ao início deste, mas continuará sendo um limitador”, avalia a entidade.