(20/11/2022) – O pacote de CAD/CAM hyperMill, da Open Mind, já considerado uma solução completa para o setor de moldes e matrizes, abrangendo a fabricação de eletrodos e EDM Erosão a fio, ganha agora uma nova função: a usinagem radial em 5 eixos. Segundo a fabricante, essa função permite a fabricação otimizada de moldes arredondados com superfícies de alta qualidade sem a necessidade de polimento, como em injeção de plástico, por exemplo, na produção de para-choques.
Além disso, o aumento da complexidade dos designs de garrafas também está aumentando as expectativas de qualidade para injeção de plástico. Uma ampla gama de recipientes muitas vezes contam com recursos extras que funcionam como elementos funcionais, como a inclusão de alças, elementos decorativos e logotipos de marcas individuais.
“A usinagem em três eixos desses tipos de moldes às vezes requer ferramentas muito longas e recuperação de peças para a fresagem das áreas com corte negativo. Uma abordagem em três eixos também significa que o ponto em que a ferramenta de fresamento entra em contato com o perfil semicircular varia, o que pode resultar em superfícies irregulares. É aqui que as estratégias otimizadas para cinco eixos podem ajudar”, explica a empresa.
De acordo com a Open Mind, as melhorias na versão atual do hyperMill combinadas com a usinagem radial com cinco eixos estão estabelecendo padrões na usinagem de injeção de plástico. “Graças a um método de projeção novo e radial, os percursos de ferramenta são calculados muito rapidamente, e o usuário pode usar várias estratégias de usinagem para responder de forma flexível às condições do componente”.
Fluxo equidistante – A nova estratégia de alimentação “Fluxo equidistante” é a primeira da sua categoria que permite a geração de percursos de ferramenta com uma alimentação constante para superfícies verticais e desafiadoras. Isso significa que as superfícies podem ser integradas na sequência de usinagem geral e processadas em uma única etapa. “Cada sequência de usinagem precisa produzir cantos afiados na junção das metades superior e inferior do molde para evitar problemas durante o processo de moldagem. Um recurso automático de extensão de tangente elimina as etapas de CAD manuais necessárias para estender os vários elementos de superfície encontrados em projetos complexos”.
Segundo a Open Mind, as tecnologias de usinagem de alta precisão hyperMill são utilizadas na fabricação de ferramentas e moldes para a fabricação de segmentos de para-choques, por exemplo. E destaca: a qualidade de superfície altamente superior dos componentes é obtida usando fresas esféricas e do tipo barril.
Duas tecnologias CAM garantem que as várias ferramentas e posições durante a usinagem não sejam mais reconhecíveis após a conclusão do processo. A primeira é o “Modo de precisão da superfície”, que calcula o percurso da ferramenta diretamente nas superfícies do modelo CAD. A tolerância de usinagem pode ser controlada até a faixa de µm. A distribuição de pontos NC é idealmente adaptada para a tolerância de usinagem, resultando em um padrão de fresamento homogêneo. A segunda é a função “Sobreposição suave”, que melhora a qualidade da superfície de áreas de transição, tornando as transições tão suaves que elas são difíceis de medir e quase invisíveis a olho nu.
Ferramentas e moldes – A nova usinagem radial de cinco eixos torna o hyperMill ainda mais importante para setores que exigem moldes de alta qualidade, como: alimentos e bebidas, farmacêutico, cosmético, bens domésticos e automotivo. O pacote de CAD/CAM abrange todos os processos, desde a importação de dados até a simulação do código NC, e isso inclui fabricação de eletrodos e EDM erosão a fio. O hyperMill oferece várias opções para automatizar o processo de programação CAM e pode ser integrado a sistemas de alto nível, como sistemas MES ou PLM.