(13/11/2022) – A DAF Caminhões deve fechar 2022 com crescimento de 20% na produção e “estamos otimistas com o futuro. Estimamos crescer no próximo ano de 15% a 20% em relação a 2022”, disse Luis Gambim, diretor comercial da marca, durante a Fenatran, na semana passada. Dois terços da produção devem ser destinados ao mercado doméstico e o restante para a exportação.
Na feira, a montadora destacou sua nova linha de motores com tecnologia Proconve P8/Euro 6. Os motores Paccar MX-11 e MX-13, embarcados nos novos caminhões DAF das linhas XF 2023 e CF, tornam os veículos mais econômicos e menos poluentes. O uso integrado das tecnologias SCR (Redução Catalítica Seletiva) e EGR (Recirculação de Gases a Exaustão) reduzem drasticamente as emissões de óxidos de nitrogênio e material particulado.
Outra novidade apresentada pela empresa foi o DAF LF Electric 100% elétrico, com autonomia de 280 km e capacidade de 19 toneladas.
“Os lançamentos certamente irão contribuir para a expansão da companhia, que fez, recentemente, diversos investimentos em sua fábrica em Ponta Grossa, no Paraná”, explicou Gambim.
Segundo ele, a empresa aumentou o volume de produção, criou uma nova linha de eixos, modernizou equipamentos, expandiu a linha de motores e investiu em mão de obra, com contratação e capacitação de funcionários.
Hoje, mais de 24 mil caminhões DAF estão rodando pelas estradas brasileiras. O volume de emplacamentos nos últimos dois anos superaram os dos sete primeiros anos de operação da montadora no país.
A marca vem, de fato, crescendo acima da média do mercado, já tendo atingido um market share de 10% no segmento de pesados. A previsão da empresa é de chegar a 7.600 caminhões produzidos até o final deste ano (20% mais que em 2021).
Os planos de expansão da marca incluem, além do aumento da produção, a rede de concessionárias e os serviços pós-vendas. Com 16 grupos investidores parceiros, a DAF tem previsão de chegar a 60 pontos de atendimento já até o final deste ano e inaugurar mais unidades em 2023, de 6 a 10 novas lojas.
O reforço também incluirá a área financeira. A Paccar Financial este ano financiou mais de 40% das vendas de caminhões da marca.