(19/06/2011) – Com o novo design de assimetria embutida, as fresas de topo de metal duro integral Iscar EC-H Chatter Free (sem vibração) possibilitam novo nível de velocidade e segurança no processo para de fresamento em contorno de metais ferrosos. Segundo a Iscar, em aço liga e aço inoxidável, usuários têm relatado de 20 a 25% de vida mais longa da ferramenta do que com fresas de topo de passo variável.
Os canais de passo variável conhecidos demonstram há anos suas características de amortecimento de vibração em fresas de topo de metal duro integral. Agora, a Iscar afiram ter dado um passo adiante com a variação das hélices também. Dois canais possuem ângulo de hélice de 35° e os outros dois se elevam a 37°.
De acordo com a empresa, quanto maior a assimetria em uma ferramenta de metal duro integral, maior a sua resistência para vibração harmônica e amortecimento. “A hélice variável adiciona uma influência de amortecimento extra contra vibrações harmônicas, a causa principal para quebra das fresas de topo de metal duro integral, mas frágeis. Pelo mesmo mecanismo esta hélice também minimiza as marcas de vibração na peçachr38rdquo;, informa.
Além de anular a vibração, as fresas de topo EC-H apresentam geometria de aresta de corte livre que melhora a expulsão de cavacos e reduz as forças de corte, adequando-as de maneira ideal para máquinas de baixa potência com ISO 40 ou adaptações BT40. Com este controle sobre a vibração e forças de corte aperfeiçoado, elas podem ser usadas com segurança em ranhuras até 2,5 x D em aço liga e aço inoxidável.
As fresas de topo EC-H Chatter Free estão disponíveis na faixa de diâmetro de 6 a 25 mm, com hastes Weldon (aliviadas) ou cilíndricas (retas). Todas possuem raios de canto e são feitas de IC900, a cobertura PVD mais versátil disponível atualmente. São fabricadas com quatro canais: comprimentos standard com hastes cilíndricas, comprimentos standard com hastes aliviadas e fresas extra longas 4 x D com hastes cilíndricas.