(19/06/2011) – A Walter lançou as geometrias NRS e NMS para ligas resistentes a altas temperaturas, como Inconel 718 e Waspalloy. Estas geometrias se somam às Sky.tec (lançadas em 2010) NRT, NMT e NFT para ligas de titânio, completando a linha de insertos intercambiáveis ISO para materiais com difíceis propriedades de corte.
Ligas termorresistentes – de base níquel, aço ou cobalto – são usadas em turbinas aeroespaciais, na indústria de geração de energia e indústrias químicas devido à sua resistência a altas temperaturas e estabilidade química. Juntamente com o titânio, essas ligas formam o grupo de materiais com difíceis propriedades de corte (ISO-S). No entanto, esta é a única similaridade, pois nesse grupo de materiais os mecanismos de desgaste na aresta de corte da ferramenta podem ser muito diferentes. Nas ligas de titânio, a craterização é o maior problema, já que elas tendem à formação de arestas postiças e entalhes. Desta forma, a usinagem eficiente requer soluções customizadas para cada tipo de desgaste.
As duas novas geometrias – NRS para desbaste e NMS para usinagem média e aplicações de semidesbaste – possuem revestimento PVD-Al2O3 nas classes WSM10 e WSM 20, que combinam diversas propriedades indispensáveis na usinagem de ligas termorresistentes: extrema dureza, alta resistência ao calor (graças ao escudo protetor PVD-Al2O3) e um alto índice de tenacidade.
O design único da micro e macrogeometrias NMS e NRS combinam as vantagens das arestas de corte afiadas (redução de arestas postiças e forças de corte) com as de arestas robustas (evitam entalhes e lascas nas arestas). Entre as características principais estão maior ângulo de saída, fase primária estável e positiva e arestas afiadas. Os cavacos podem sair facilmente, e o impacto que eles tipicamente produzem na usinagem dessas ligas é suprimido. Um bom fluxo de cavacos e as pressões de corte reduzidas são particularmente importantes na indústria aeroespacial, pois as paredes das peças costumam ser finas e relativamente instáveis. Muita pressão na aresta de corte pode causar deformações nos componentes.
Com a linha completa de insertos para ISO-S, a Walter é capaz de, por exemplo, cobrir todas as operações de torneamento de um motor de jato, já que há materiais de titânio no lado frio (entrada, e ligas termorresistentes no lado quente (saída). Outros componentes típicos para as geometrias NRS/NMS são instrumentos de medição para a indústria de óleo e gás ou válvulas e bombas na indústria química. Como aplicação secundária, as geometrias podem ser usadas em aços austeníticos, material bastante encontrado na indústria alimentícia. A geometria de desbaste NRS está disponível nos formatos C, D e S, e a NMS para usinagem média nos formatos C, D, T, V e W.