São Paulo, 26 de novembro de 2024

Apoio:

Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio
Anúncio

07/05/2011

Walter lança fresa de metal duro com escareador

(08/05/2011) – Fresamento de roscas e escareamento: a fresa TMC da Walter Prototyp oferece as duas operações numa única ferramenta que, desde seu lançamento, vem contabilizando casos de sucesso. O principal motivo para isso são suas características otimizadas, como a extrema resistência ao desgaste (devido ao metal duro ultrafino utilizado em sua fabricação), ângulo de hélice de 27° com batimento reduzido, refrigeração interna a partir de M4, escareador com ângulo de 90° e revestimento TiCN. Tudo isso permite que a ferramenta seja usada universalmente para materiais com dureza até 48 HRC.

Segundo a fabricante, “já nos testes laboratoriais, a fresa TMC (“Thread Mill with Countersink” – fresa para roscas com escareador) demonstrou um desempenho fantástico”. Comparações com ferramentas similares com ângulos de hélice menores e metal duro de grãos maiores mostraram incremento de 50% a 100% em vida útil. “Esses resultados vêm se confirmando na prática, em alguns casos até mesmo excedendo as expectativas”, garante a fabricante.

A Walter cita dois cases de sucesso com a nova fresa. Um fabricante do setor automotivo realiza o fresamento de roscas M4 com profundidade de corte 2XD em cubos de roda feitos do material 41SiNiCr, com resistência à tração de 1500 N/mm². Os dados de corte são: Vc= 60 m/min e fz= 0.02 mm. No mesmo tempo de usinagem da ferramenta usada anteriormente, a nova fresa TMC aumentou o número de roscas produzidas de 80 para 145, o que representa produtividade 81% maior.

Outro cliente realiza a usinagem de flanges de acoplamento feitas de 50CrV4, com resistência à tração de 1050 N/mm². Trata-se de componentes que requerem diversas roscas M10 com profundidade de 13mm. Neste caso, devido à baixa resistência à tração do material, os dados de corte são um pouco maiores: Vc= 67 m/min; fz= 0.035 mm. A vida útil aumentou 4.5 vezes. A ferramenta anterior usinou 120 roscas, enquanto a Prototyp TMC foi alcançou a impressionante marca de 500 roscas usinadas.

A ferramenta está disponível para roscas M3 a M16, sendo que a partir de M4 é encontrada em versão com refrigeração interna. Há uma versão econômica (sem revestimento) específica para usinagem de alumínio.

Usinagem Brasil © Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por:

Este site usa cookies para personalizar conteúdo e analisar o tráfego do site. Conheça a nossa Política de Privacidade.