(12/12/2010) – A Iscar está lançando no mercado brasileiro sete novas classes de CBN, além de dois novos tipos de quebra-cavacos. Com dureza na faixa de 4500 HV, o CBN possibilita a usinagem de materiais endurecidos/temperados com altos avanços e velocidades.
De acordo com a Iscar, entre os benefícios do emprego do CBN estão: eliminação das operações de retífica, reduzindo os custos da usinagem; maior estabilidade dimensional (detalhe fundamental na produção em massa); minimização da quantidade de peças sucateadas; abordagem “verde”, já devido à utilização minimizada de refrigerante.
IB10H – Classe PCBN de grão fino, sem cobertura, é indicada para velocidades de corte médias, corte contínuo ou interrompido leve em aço temperado. Oferece excelente acabamento de superfície. Gama de dureza do material: 50-65 HRc.
IB25HC – Classe com cobertura de Ti (C, N, O), composta de grãos médios, recomendado para alta velocidade, usinagem contínua a interrompida leve.
IB05S – Grão CBN superfino, com conteúdo de CBN muito elevado, voltada para o torneamento de metais sinterizados ferrosos.
IB20H – Classe PCBN para fins gerais, sem cobertura. Bom balanço entre desgaste e resistência ao impacto. Composto de tamanhos de grão CBN finos e médios. Recomendado para corte contínuo a interrompido médio em aço temperado.
IB25HA – Classe com cobertura de Ti (C, N), composta de grão CBN médio. Recomendado para usinagem em geral de aço temperado.
IB10S – Classe com núcleo de CBN muito elevado, oferecendo alta dureza. Recomendado para torneamento de metais sinterizados ferrosos, como assentos de válvulas e componentes de liga de Ti.
IB10HC – De elevada resistência conta com CBN de grão muito fino e é recomendada para usinagem contínua de velocidades de média a alta em aço temperado.
Novos Quebra-Cavacos – A usinagem de materiais costuma produzir cavacos longos e entrelaçados. Os novos quebra-cavacos HF e HM, que estão sendo lançados pela Iscar, oferecem excelente controle de cavacos em diversas profundidades de corte. O HF é indicado para profundidades de corte pequenas. Já o HM pode ser usado em profundidades maiores.