(05/12/2010) – A Xtra.tec F4338 é a mais nova integrante do programa de fresas abacaxi da Walter. Com design robusto e detalhes especiais, a ferramenta oferece máxima segurança de processo, especialmente na usinagem pesada e com grandes volumes de corte.
A gama de diâmetros da F4338 – 63 a 125 mm – foi escolhida justamente para atender às necessidades em processos de usinagem com altas taxas de remoção de material, “o que é reforçado pela excelente estabilidade de fixação dos insertos intercambiáveis tipo AD.T 1807 nos grandes assentos da ferramenta”, informa a Walter, acrescentando que as pastilhas podem ser perifericamente sinterizadas ou retificadas. “Essas características fazem da F4338 a mais robusta das fresas abacaxi da família Xtra.tec”.
Graças ao corte suave e às arestas distribuídas de forma helicoidal, a ferramenta pode atingir profundidades de até 95 mm, mantendo os 90 graus exatos da região usinada com boa qualidade superficial. As taxas de corte são acima da média mesmo em máquinas de baixa potência.
Equipada com insertos Tiger.tec Silver, esta fresa é ideal para todos os aços e materiais fundidos. Com insertos com coberturas PVD-Alox (óxido de alumínio), pode ser utilizada em aços inoxidáveis e materiais de difícil usinabilidade. “As aplicações típicas da Xtrat.tec F4338 estão principalmente no setor de energia e na indústria aeroespacial, além de aplicação universal em todos os segmentos”, informa a fabricante.
Além dos insertos robustos para altas capacidades de usinagem, a fresa apresenta ainda uma propriedade especial: a primeira fileira de insertos é fixada por um apoio axial. Este é um detalhe que contribui ainda mais para a segurança de processo na usinagem com altas taxas de remoção de material. Nos casos em que se requer maior rigidez no sistema, estão disponíveis corpos monobloco com fixação HSK ou SK. A F4338 também pode ser fornecida como ferramenta modular com adaptador NCT.