(28/11/2010) – A contaminação de uma emulsão por bactérias se dá através da água, poeira, ar e é potencializada através de tramp oil (óleo hidráulico, barramento etc.) Estas bactérias podem ser anaeróbias e/ou aeróbias – ou seja, se proliferam em ambiente com ou sem ar, sendo normalmente as responsáveis pelo mau cheiro dos fluidos de usinagem.
Pensando neste fator, a Castrol Brasil lançou oficialmente seu novo fluido de usinagem, Hysol 48 BF, produto multifuncional, que possui aditivos de performance que permitem que seja aplicado tanto em metais ferrosos quanto não-ferrosos. Desenvolvido com nova tecnologia de aditivação, o produto possui alta bioestabilidade mesmo sendo isento de Boro, o que permite redução significativa no uso de aditivos biocidas, mantendo livre a emulsão de odores desagradáveis.
Segundo Flávio Deminicis, gerente de Serviços Técnicos da Castrol Industrial no Brasil, “o Hysol 48 BF está em uso em sistemas centralizados de um grande fabricante de veículos no Brasil com grande sucesso. Não houve nenhuma adição de aditivo biocida no decorrer de 12 meses de uso, os sistemas estão estáveis, sem odor nem contaminação microbiana”.
Como pode ser utilizado na usinagem de diversos tipos de materiais, mesmo em operações severas, Flávio Deminicis informa que o novo produto terá penetração em todo o segmento metal-mecânico.
Tabela de características e benefícios do produto