(08/08/2010) – As demandas da indústria pesada em relação aos insertos são bastante exigentes, já que eles precisam trabalhar em profundidades de corte acima da média e apresentar alta vida útil. Para atender esses requisitos, a Walter desenvolveu a nova geometria NRR em combinação às classes Tiger.tec.
Segundo a empresa, a nova geometria já se estabeleceu como superior à geometria NRF em termos de secção transversal do cavaco e foi desenvolvida para desbaste extremamente pesado, com profundidades de corte de até 20 mm e taxas de avanço de até 1,6 mm/rot. Com essas duas geometrias, a Walter agora fornece uma dupla de alto desempenho para desbaste em tornos de alta potência. “Estamos elaborando um pacote de aplicações para a indústria pesada, no qual as geometrias NRF e NRR têm um papel importante”, declara Gerd Kußmaul, Product Manager de Torneamento na Walter.
A NRR se caracteriza pela máxima estabilidade, o que exige uma única face. O inserto tem preparação de aresta que deixa a área em contato com a peça particularmente robusta. “Mas a característica mais marcante são as guias de cavacos levemente salientes que ficam atrás da aresta de corte. Elas promovem a remoção do material e melhoram a contração e o direcionamento dos cavacos, reduzindo assim a fricção”, diz o material de divulgação da nova geometria. “O efeito é a manutenção da temperatura de usinagem dentro dos limites desejáveis e aumentando a vida útil”.
A fim de oferecer ampla versatilidade, os insertos NRR estão disponíveis nos formatos básicos C, S e T, e em quatro classes Tiger.tec – WPP10, WPP20 e WPP30, que cobrem a usinagem de aços, e a classe WAK30, a de ferro fundido. A WAK30 tem como vantagem sua extrema tenacidade, sendo comparável a um inserto ISO-P40. Esta classe também possui aplicação secundária em processos de difícil usinagem de aço.
A fabricante informa que, num teste prático, insertos de classe WAK30 com geometria NRR foram usados para torneamento de eixo do rotor, com 6 m de comprimento, em material 42CrMoV4. As profundidades de corte variavam de 8 a 20 mm. O usuário teve como benefício principal o rendimento 50% maior. No geral, os insertos com a geometria NRR atingiram a vida útil de 2 horas e 5 minutos por aresta, mesmo em cortes interrompidos.
A geometria NRR é indicada para o torneamento pesado de componentes como eixos de geradores na indústria de geração de energia, eixos de propulsão e rodas de trem. Outra aplicação típica é o desbaste de peças grandes em forjarias e fundições. “As classes Tiger.tec superam facilmente dificuldades comuns, como profundidades de corte variáveis causadas por excentricidade, cascas fundidas e forjadas”, informa a fabricante.