(25/07/2010) – Recém-lançado pela Walter, a lâmina G1042 da família Walter Cut para operações de corte e canal apresenta como melhoria o fato de os insertos serem seguros por um eficiente sistema de autofixação.
Conforme a fabricante, a nova solução combina eficiência de custos, fácil manuseio, versatilidade e confiabilidade de processo. A fixação é realizada através de uma garra dupla articulada, onde o inserto se fixa em quatro pontos de pressão, ficando firmemente preso ao assento em duplo V.
chr38ldquo;Este tipo de fixação não poderia ser mais estávelchr38rdquo;, informa o material de divulgação de produto, lembrando que, assim, evita microvibrações e aumenta a vida útil. Graças ao design universal e à altura de 32 mm da lâmina, as ferramentas são compatíveis com todos os adaptadores standard disponíveis no mercado.
Neste tipo de fixação, os insertos são trocados com a utilização da chave especial FS1494, que abre a garra superior para permitir o ajuste ou remoção do inserto de corte e canal. Na remoção da chave, a garra dupla volta à posição com toda a força necessária para a fixação. Assim, a troca do inserto leva apenas alguns segundos.
O operador tem duas escolhas ao selecionar um inserto: a primeira é optar pela máxima eficiência de custos; a segunda é dar preferência às máximas profundidades de corte e abertura de canal. Para o primeiro caso, as lâminas são equipadas com insertos de duas arestas da linha GX. Aqui, a profundidade máxima de corte que pode ser atingida é de 23 mm.
Já para as aplicações que demandam cortes e canais ainda mais profundos, como no segundo caso, a Walter expandiu sua linha com um tipo de inserto de corte e canal baseado no sistema GX. A única diferença em relação aos modelos GX anteriores é que os novos insertos possuem uma aresta de corte. Montados em uma lâmina G1042 para corte e canal, profundidades de até 60 mm podem ser atingidas.
Os insertos de corte e canal GX de uma aresta estão também disponíveis na mesma classe Tiger.tec das versões de duas arestas. As classes PVD-Tiger.tec WSM33 e WSP43 são as recomendadas nestes casos.