(11/07/2010) – No mês passado, foi instalada no Brasil a primeira mandriladora KBN 135 da Hyundai Wia Machine, comercializada pela Cosa Intermáquinas. A linha de mandriladoras vem complementar as máquinas voltadas para usinagem da fabricante coreana, da qual já faziam parte os centros de usinagem verticais e horizontais e os tornos CNC.
Segundo a Cosa, a mandriladora KBN 135 “é feita com absoluto controle de qualidade e seguindo todas as normas de fabricação internacionais e do padrão de qualidade Hyundai”. Entre as características técnicas da máquina, a Cosa destaca que a base é construída em uma só peça (monobloco), ao contrário de boa parte da concorrência, enquanto o fuso standard é de 135 mm, “com cursos excelentes para este padrão de máquina: X de 3.000 mm, Y de 2.000 mm, Z de 1.600 mm e W de 700 mm”.
A mesa suporta até 10 mil kg, possui 4º eixo e oferece 0,001º de indexação por grau de posicionamento. Além disso, todos os eixos têm sistema de reconhecimento de posição através de escalas, fabricado pela Sony. Os avanços rápidos nos eixos X, Y e Z são de 8.000 mm/min. A coluna se desloca por sistema de colchão de ar, reduzindo em 50% a fricção e atrito entre as partes.
O magazine de ferramentas – apontado como fundamental para as operações desenvolvidas pela KBN 135 – comporta um total de 40 ferramentas. O magazine amplia a capacidade produtiva em cerca de 25%, na comparação com máquinas que não contam com esse opcional.
Outra característica apontada pela Cosa é o cabeçote, que conta com fuso de alta precisão, montado em sala ultralimpa (classe grau 10.000), com temperatura e umidade controladas.