(21/02/2010) – A linha Xtra.tec Walter, já consolidada no mercado, acaba de ganhar reforços para o segmento de moldes e matrizes. Trata-se da F4031, fresa toroidal para cópia e usinagem de paredes em 90° com pastilhas intercambiáveis, que se apresenta como uma boa alternativa às fresas de metal duro geralmente usadas nestas aplicações.
Com gama de diâmetros de 12 a 32 mm e insertos com forma básica positiva com uma aresta de corte (Z=2), a F4031 garante excelente acabamento (insertos retificados). É indicada para operações de acabamento e semiacabamento nas impressões de contorno, cavidades, na usinagem de aço, ferro fundido, materiais de difícil usinabilidade e materiais endurecidos.
“Ser aplicável para um amplo grupo de materiais faz com que o cliente economize com estoques”, destaca Mauricio Fonseca, supervisor de Marketing da empresa. “Além disso, a peça não precisa de nenhum repasse, pois a geometria dos insertos foi desenvolvida para atingir os mais altos padrões de qualidade”, completa Fonseca.
A fixação dos insertos é outro ponto destacado por supervisor. “Os especialistas da Walter AG desenvolveram um tipo de fixação prismática (vide ilustração) que garante maior precisão e estabilidade durante a usinagem”, comenta.
Fonseca destaca ainda o conceito Xtra.tec, no qual os alojamentos das pastilhas são usinados com os corpos das fresas já endurecidos, o que garante o mínimo batimento do conjunto montado. Os corpos são niquelados, proporcionando tolerâncias mais precisas, reduzindo o desgaste e aumentando sua durabilidade.